Tratar corrupção de arquivos

Quando você tenta abrir uma cena e vê um erro de Falha de instrução, Falha ao abrir arquivo ou o arquivo não é carregado. Isso geralmente significa que o arquivo está corrompido.

Esses erros podem ter muitas causas, como:

Problemas e soluções

Erros de instrução com falha

Mesclar arquivos corrompidos

Lembre-se de fazer backup dos arquivo.

Erros de instrução com falha

Quando você carrega um arquivo corrompido, vê um erro de falha na instrução. O erro de falha na instrução fornece um número de linha e o nome do arquivo no qual ocorreu a falha.

Frequentemente, ter o número da linha e o nome do arquivo não ajuda a entender o que está corrompido na cena. Você também pode clicar em Repetir ou em Cancelar.

É recomendado clicar em Repetir algumas vezes e confirmar cada vértice na cena até ignorar o objeto. Às vezes, após você clicar em Repetir várias vezes, a cena é aberta e pode ser novamente salva.

Mesclar arquivos corrompidos

Se você puder acessar a caixa de diálogo Mesclar, use-a para visualizar uma lista dos componentes na cena. Isso ajuda a localizar o objeto corrompido que está causando a falha de carga. Ao encontrar o objeto corrompido, exclua-o do arquivo e salve novamente.

Para utilizar o menu Mesclar para localizar objetos corrompidos:

  1. Inicie o 3ds Max.
  2. Selecione Arquivo Importar Mesclar.
    A caixa de diálogo Mesclar é aberta e mostra todos os componentes da cena.
  3. Selecione o modelo, clique em Abrir e veja se algum dos objetos ou formas na cena está corrompido.
  4. No grupo Tipos de Lista, à direita, desative tudo, exceto Geometria, Formas e Grupo/Montagens.
  5. Clique em Tudo e clique em OK.

    Se os objetos aparecerem na viewport, significa que esses componentes da cena não estão corrompidos.

  6. Execute essas etapas novamente com outros Tipos de lista ativados.

Quando os objetos forem mesclados com êxito, salve o que você mesclou, para poder usar na reconstrução da cena. Se a mensagem de erro persistir, significa que um dos objetos está corrompido. Faça o seguinte para localizar o objeto corrompido na lista:

  1. Redefina o 3ds Max.
  2. Selecione novamente Arquivo Mesclar e desative tudo, exceto Geometria, Formas e Grupos/Conjuntos.
  3. Selecione os primeirosdez objetos na lista de componentes e clique em OK.

    Se os objetos forem mesclados com êxito, salve a cena e repita a operação de mesclagem com o próximo conjunto de dez objetos.

  4. Continue percorrendo os objetos da sua cena até que localizar aquele que relata o erro.
  5. Localizado o objeto corrompido, redefina o 3ds Max e mescle todos os objetos e componentes, mas não o corrompido localizado.
  6. Depois que tudo for mesclado, salve a cena e reconstrua o objeto que foi corrompido.

Esse processo é longo, mas ajuda a preservar parte do seu trabalho.

Lembre-se de fazer backup dos arquivos

Por padrão, o 3ds Maxtem um recurso de backup automático ativo e grava um arquivo de backup a cada cinco minutos durante a edição da cena para um total de três arquivos. Usar os arquivos de backup é especialmente útil se o arquivo se corrompeu devido a um erro fatal do sistema ou queda de energia.

Por padrão, o caminho /autoback caminho depende do sistema operacional em uso:

  • Windows:

    /users/<username>/my documents/3dsmax/autoback/

Se você tiver definido uma pasta de projeto, a pasta /autoback estará nesse projeto.

  1. Inicie o 3ds Max e assegure-se de que a cena não possa ser carregada.
  2. Abra o Windows Explorer e acesse a pasta \autoback .
  3. Realce autobackup01.max e copie o arquivo (Editar Copiar ou Ctrl + C).
  4. Acesse a pasta \scenes e cole o arquivo.

    Se desejar, é possível renomear o arquivo da cena de backup.

  5. No 3ds Max, selecione Arquivo Abrir e carregue o arquivo copiado da pasta \autoback .

    Se abrir, salve a cena e reconstrua o que você perdeu nos últimos cinco minutos.

Se quiser personalizar as configurações de Backup automático, altere-as no painel Arquivos da caixa de diálogo Configurações de preferência, disponível com o comando Preferências no menu Personalizar.