Tipo de linha é uma propriedade visual atribuída aos objetos geométricos. Os tipos de linha podem ser um padrão de traços, pontos, texto e símbolos, ou ininterruptos e contínuos.
Antes de poder utilizar diferentes tipos de linha, você precisa carregá-los no desenho com o Gerenciador de tipo de linha. Pesquisa
Para os tipos de linha que você utiliza com frequência, é possível carregá-los em um template de desenho. Em seguida, ao criar desenhos a partir do template, o tipo de linha já é carregado.
Os tipos de linha são definidos em um arquivo de definição de tipo de linha (LIN). Ao carregar um tipo de linha, selecione o arquivo de definição de tipo de linha e um tipo de linha específico a partir do arquivo. Há dois arquivos de definição de tipo de linha disponíveis: acad.lin para unidades britânicas e acadiso.lin para unidades métricas.
É possível remover definições de tipos de linha não referenciadas de um desenho com o comando ELIMINAR ou no Gerenciador de tipos de linha. Os tipos de linha PORBLOCO, PORCAMADA e CONTINUOUS não podem ser removidos.
A escala do tipo de linha controla o tamanho e espaçamento de repetições do padrão de tipo de linha para cada unidade de desenho. Há um número de opções de escala que pode afetar a exibição e plotagem dos tipos de linha.
O fator de escala global afeta a aparência de todos os tipos de linha no desenho. É possível definir o fator de escala global alterando a variável de sistema LTSCALE no prompt Comando ou com o Gerenciador de tipo de linha. O fator de escala global é 1,0. Quanto menor o fator da escala, maiores as repetições e menor o espaçamento em cada tipo de linha padrão.
Se você alterar o fator de escala global, a aparência de todos os tipos de linha no desenho será alterada.
A escala do objeto atual, também denominada escala de tipo de linha atual, controla a escala do tipo de linha dos novos objetos. Você pode definir a escala do objeto atual alterando a variável de sistema CELTSCALE ou com o Gerenciador de tipo de linha. O padrão de escala do objeto atual é 1,0. Quando você cria a geometria, o valor de escala do objeto atual torna-se a propriedade da escala de tipo de linha do objeto. É possível alterar a escala do tipo de linha de um objeto existente na paleta Propriedades.
A escala do tipo de linha dos objetos é baseada no fator de escala global e na propriedade de escala do tipo de linha. Uma linha criada com CELTSCALE = 2 em um desenho com ESCALATL definida como 0.5 seria igual a uma linha criada com CELTSCALE = 1 em um desenho com ESCALATL = 1.
Ao trabalhar no espaço do papel, as viewports de layout podem ser configuradas para diferentes escalas. Ao plotar a partir do espaço do papel, defina a variável de sistema PSLTSCALE como 1 para plotar todos os padrões de tipo de linha de forma consistente entre as viewports, independentemente da escala. Se PSLTSCALE for definida como 0, todos os tipos de linha usarão a configuração global de LTSCALE.
Quando você trabalha na guia Modelo, a escala de anotação pode afetar a escala do tipo de linha. Se você não quiser que a escala da anotação afete os tipos de linha ao plotar a partir da guia Modelo, defina a variável de sistema MSLTSCALE como 0. O valor padrão de MSLTSCALE é 1.
Se o tipo de linha de um objeto parecer sólido, mesmo se você tiver atribuído um tipo de linha com um padrão, poderá ser preciso especificar um tipo de linha diferente para o objeto.
Você pode alterar a escala de tipo de linha do objeto na paleta Propriedades, para obter a aparência desejada.
Para polilinhas, pode-se especificar se um padrão de tipo de linha é centralizado em cada segmento ou se é contínuo através dos vértices ao longo de todo o comprimento da polilinha.
Use a variável de sistema PLINEGEN para especificar essa opção para novos objetos. Você pode atualizar polilinhas existentes na paleta Propriedades na configuração Geração de tipo de linha.