Uma tolerância composta especifica duas tolerâncias para a mesma característica geométrica de um elemento ou de elementos com diferentes requisitos de referência. Uma tolerância relaciona-se a um padrão de elementos e a outra tolerância para cada elemento dentro do padrão. A tolerância do elemento individual é mais restritiva que a tolerância do padrão.
Na ilustração a seguir, o ponto onde as referências A e B fazem interseção é chamado de eixo da referência, ou seja, o ponto a partir do qual é calculada a posição do padrão.
Uma tolerância composta pode especificar ambos o diâmetro do padrão de orifícios e o diâmetro de cada orifício individual, como na ilustração seguinte.
Quando você adiciona tolerâncias compostas em um desenho, você especifica a primeira linha do quadro de controle do elemento e, em seguida, escolhe o mesmo símbolo de característica geométrica para a segunda linha do quadro. O compartimento de símbolo geométrico é estendido ao longo de ambas as linhas. Você pode, em seguida, criar uma segunda linha de símbolos de tolerância.