As tolerâncias geométricas mostram divergências aceitáveis de forma, perfil, orientação, localização e desvio de um elemento.
As tolerâncias geométricas são adicionadas aos quadros de controle de elemento. Esses quadros contêm todas as informações de tolerância para uma cota específica. As tolerâncias geométricas podem ser criadas com ou sem linhas de chamada, dependendo do comando utilizado para criá-las com o comando TOLERANCIA ou com as opções para os comandos LINHACHAM e LINHACHAMR.
Um quadro de controle de elemento consiste em dois ou mais componentes. O primeiro elemento do quadro de controle contém um símbolo que representa a característica geométrica à qual a tolerância está sendo aplicada, por exemplo, localização, perfil, forma, orientação ou desvio. As tolerâncias de forma controlam linearidade, planaridade, circularidade e cilindricidade; e os perfis controlam linha e superfície. Na ilustração, a característica é posição.
É possível utilizar a maioria dos comandos de edição para alterar os quadros de controle de elementos e fazer um snap a eles utilizando os modos de snap ao objeto.
Também é possível criar tolerâncias que utilizem escala anotativa . Para obter mais informações sobre como criar e trabalhar com tolerâncias anotativas, consulte Sobre como criar cotas e tolerâncias anotativas e Sobre as anotações de escala .