Sobre os tipos de cotas

Você pode criar vários tipos de cotas para uma variedade de tipos de objeto em muitas orientações e alinhamentos.

Os tipo de cota s básicos são lineares, radiais, angulares, de ordenada e comprimento de arco. Utilize o comando COTA para criar automaticamente as cotas de acordo com o tipo de objeto ao qual deseja aplicar cota.

Você pode controlar a aparência das cotas configurando os estilos de cota ou editando cotas individuais em casos especiais. Os estilos de cota permitem especificar as convenções de forma rápida e manter os padrões de cota da indústria ou do projeto.

Dica: Para simplificar a organização do desenho e a escala de cotas, recomenda-se criar cotas em layouts ao invés de no espaço do modelo.

Cotas lineares

As cotas lineares podem ser horizontais, verticais ou alinhadas. É possível criar uma cota vertical, horizontal ou alinhada com o comando COTA, dependendo de como você mover o cursor ao inserir o texto.

Nas cotas rotacionadas, a linha de cota é colocada em um ângulo em relação aos pontos de origem da linha de extensão. Neste exemplo, o ângulo especificado para a rotação da cota é igual ao ângulo do slot.
Nota: Você pode criar cotas lineares com linhas de extensão não perpendiculares às linhas de cota. Elas são chamadas de cotas oblíquas e geralmente são usadas com rascunho isométrico. Neste caso, os ângulos da linha de cota serão orientados entre 30 e 60 graus, dependendo do plano isométrico atual.

Cotas radiais

Uma cota radial mede o raio ou diâmetro dos arcos e círculos com uma linha de centro ou marca de centro opcional. Diversas opções são exibidas na ilustração.

Nota: Quando uma parte da cota está dentro do arco ou círculo da cota, a linha de centro ou marca de centro é ignorada automaticamente.

Cotas angulares

As cotas angulares medem o ângulo entre dois objetos geométricos selecionados ou três pontos. Da esquerda para a direita, o exemplo mostra as cotas angulares criadas usando um vértice e dois pontos, um arco e duas linhas.

Cotas de ordenadas

As cotas de ordenada medem as distâncias perpendiculares de um ponto de origem denominado referência, como um furo em uma parte. Essas cotas evitam erros de escala, mantendo deslocamentos precisos dos elementos da referência.

Importante: A referência é definida pela localização atual da origem do UCS.

Neste exemplo, a referência (0,0) é indicada como o furo no canto inferior esquerdo do painel ilustrado.

Cotas de comprimento do arco

As cotas de comprimento de arco medem a distância ao longo de um arco ou de um segmento de arco de polilinha. Os usos típicos de uma cota de comprimento de arco, incluem a medição da distância percorrida em torno de uma câmera ou indicando o comprimento de um cabo.

Para diferenciá-las de cotas lineares ou angulares, as cotas de comprimento de arco exibem um símbolo de arco por padrão. O símbolo de arco, também denominado de chapéu ou tampa, é exibido acima do texto da cota ou antes do texto da cota.

Cotas de linha de base e em série

As cotas em série, também chamadas de cotas em cadeia, são várias cotas colocadas de ponta a ponta.

As cotas de linha de base são várias cotas com linhas de cota de deslocamento medidas a partir do mesmo local.

Nota: Antes de criar as cotas de linha de base e em série, primeiro você deve criar uma cota linear, angular ou de ordenada para atuar como uma cota de base a partir da qual faz referência às cotas subsequentes.

Camada atual Substituir

Por padrão, todos os novos objetos são criados na camada atual . Para novos objetos de dimensão, você pode especificar uma camada padrão diferente da camada atual, especificando a camada com a variável de sistema DIMLAYER.

Vistas rotacionadas

Os segmentos de conexão da linha de chamada, os componentes de cotas e os objetos de texto determinam as direções horizontal e vertical dos eixos UCS no momento em que são criados. Se uma vista em um desenho for rotacionada, será possível usar primeiro a opção UCS/Vista para definir as direções horizontal e vertical relativas ao desenho em vez da vista girada.