Sobre a criação de paredes e sólidos 3D básicos

Os objetos sólidos 3D podem iniciar a partir de perfis básicos primitivos ou de extrusão, varredura, revolução ou elevação. É possível combinar estes usando operações boolianas.

Especificar sólidos 3D primitivos

Você pode criar diversas formas 3D básicas, conhecidas como primitivos sólidos com comandos como CILINDRO, PIRAMIDE e CAIXA.

Uma forma rápida de criar sólidos 3D na forma de paredes é com o comando POLISSÓLIDO. O processo é semelhante à criação de uma polilinha, incluindo os dois segmentos retos e curvados, exceto que é possível especificar uma altura, largura e justificação padrão para o sólido 3D resultante. Também é possível converter objetos 2D, como linhas, polilinhas, arcos e círculos em sólidos 3D com esse comando.

Perfis de extrusão, revolução e varredura

Também é possível criar sólidos 3D por meio de operações como extrusão, revolução ou varredura de objetos 2D fechados. Na ilustração, a mesma polilinha 2D fechada é arrastada ao longo de um caminho, girada ao redor de um eixo e extruída na direção especificada.

Os comandos utilizados foram VARREDURA, REVOLUÇÃO e EXTRUSÃO.

Criar sólidos 3D compostos com operações boolianas

Ao combinar sólidos 3D usando as operações boolianas como união e subtração, é possível criar um único sólido composto, conforme mostrado.

Para criar o furo, um cilindro foi criado e, em seguida, foi subtraído da parede.

Também é possível combinar sólidos 3D usando interseções boolianas. A ilustração a seguir mostra dois sólidos que foram extruídos de polilinhas fechadas correspondentes a dois perfis do suporte. As extrusões são, em seguida, combinadas intersecionando seus volumes.

Os comandos para operações boolianas incluem UNIAO, SUBTRAIR e INTERSEC.