Sobre como criar sólidos e superfícies partindo de geometria 2D

Você pode criar superfícies e sólidos 3D a partir da geometria 2D ao efetuar a extrusão, varredura, elevação e revolução.

Métodos para a criação de superfícies ou sólidos partindo de outra geometria

Quando você efetua a extrusão, varredura e revolve curvas, é possível criar sólidos e superfícies.

Curvas abertas sempre criam superfícies, mas curvas fechadas podem criar sólidos ou superfícies dependendo da configuração.

Se selecionar uma curva fechada e efetua a extrusão, varredura e revolve um objeto, você cria:

Sobre superfícies com base em outros objetos

O tipo de superfície depende das configurações adicionais. Por exemplo, é possível criar

Nesta ilustração, o mesmo perfil criar um sólido (esquerda), uma superfície procedural (meio) e uma superfície NURBS (direita).

Sobre sólidos com base em outro objetos

Também é possível criar sólidos 3D de geometria 2D ou de outros objetos 3D. Por exemplo, um sólido 3D também pode ser o resultado da extrusão de uma forma 2D para seguir um caminho especificado no espaço 3D.

Os seguintes métodos estão disponíveis:

Geometria que pode ser usada como perfis e curvas guia

As curvas que você usa como perfil e curvas guia ao efetuar a extrusão, varredura, elevação e revolução, podem ser:

Exemplo: Usar Splines para criar superfícies NURBS 3D

As splines são um dos tipos de objeto 2D que podem ser elevados, receberem a extrusão, varredura e revolução para criar superfícies NURBS. Outros tipo de objetos 2D que podem ser usados incluem linhas, polilinhas, arcos e círculos. No entanto, as splines são o único objeto 2D personalizado para criar superfícies NURBS. Como elas permitem ajustar a tolerância, grau e tangência, estas são melhor adequadas à modelagem de superfície do que outros tipos de perfis 2D (linhas, polilinhas e círculos).

Muitos dos mesmos comandos usados com superfícies NURBS também podem ser usados com splines VC.

Criar superfícies associativas

As superfícies podem ser associativas, mas os sólidos não. Se a associatividade da superfície está ativada quando uma superfícies é criada, a superfície mantém um relacionamento com a curva a partir da qual ela foi gerada (mesmo se a curva for o subobjeto de outro sólido ou superfície). Se a curva é reformatada, o perfil de superfície também é atualizado.

Nota: Para modificar uma superfície que é associativa, é preciso modificar a curva que a gera e não a própria superfície. Se você reformata a superfície, o seu vínculo para acurva que a gera será quebrado e a superfície irá perder a associatividade e se tornará uma superfície genérica.

Excluindo as curvas que geram o sólido ou superfície

A variável de sistema DELOBJ controla se as curvas que geram um objeto são automaticamente excluídas após a criação do sólido ou superfície. No entanto, se a associatividade da superfície está ativada, a configuração DELOBJ é ignorada e as curvas geradas não são excluídas.