A projeção da vista produz efeitos visuais realistas de um modelo.
A ferramenta ViewCube comporta dois modos de projeção da vista (Perspectiva e Ortogonal) e uma combinação desses dois modos (Perspectiva com faces ortogonais). A projeção ortogonal também é conhecida como projeção paralela. As vistas projetadas em perspectiva são calculadas com base na distância entre uma câmera teórica e um ponto alvo. Quanto menor a distância entre a câmera e o ponto alvo, mais distorcido será o efeito de perspectiva; distâncias maiores produzem efeitos menos distorcidos no modelo. As vistas projetadas ortogonais exibem todos os pontos de um modelo sendo projetado paralelamente à tela.
O modo de projeção ortogonal facilita o trabalho com um modelo, visto que todas as arestas do modelo parecem ter o mesmo tamanho, independentemente da distância da câmera. Contudo, o modo de projeção ortogonal não é como normalmente você vê os objetos no mundo real. Os objetos no mundo real são vistos na projeção em perspectiva. Portanto, quando você deseja gerar uma renderização ou uma vista de linha oculta de um modelo, a utilização da projeção em perspectiva dará ao modelo uma aparência mais realista.
A ilustração a seguir mostra o mesmo modelo visto da mesma direção de visualização, mas com diferentes projeções da vista.
Paralelo |
Perspectiva |
Quando você muda a vista de um modelo, a vista é atualizada usando o último modo de projeção, a menos que o modo de projeção atual definido para o ViewCube seja Perspectiva com faces ortogonais. O modo Perspectiva com faces ortogonais força todas as vistas a serem exibidas na projeção em perspectiva, a menos que o modelo seja visualizado de uma das vistas de face: superior, inferior, frontal, traseira, esquerda ou direita.