É possível inspecionar violações de normas em um arquivo de desenho e, posteriormente, corrigir as violações. O Verificador de normas em lote inspeciona mais de um arquivo ao mesmo tempo.
Após associar um arquivo de normas com um desenho, deverá periodicamente verificar o desenho para assegurar-se de que esteja em conformidade com suas normas. Isso será especialmente importante quando mais de uma pessoa estiver atualizando o arquivo de desenho. Por exemplo, em um projeto com vários sub-contratados, um deles pode criar novas camadas que não obedeçam às normas definidas por você. Neste caso, será preciso identificar as camadas fora do padrão e corrigi-las.
É possível utilizar o recurso de notificação para avisar aos usuários que ocorreu uma violação das normas durante o trabalho com um desenho. Este recurso permite corrigir uma violação de normas logo depois que ela ocorrer, facilitando a criação e a manutenção de desenhos em conformidade com as normas.
É possível utilizar o comando VERIFICANORMAS para exibir todas as violações de normas no desenho atual. A caixa de diálogo Check Standards reporta os objetos fora do padrão, juntamente com as correções sugeridas.
É possível corrigir ou ignorar as violações de normas reportadas. Se decidir ignorá-las, elas serão sinalizadas no desenho. Pode-se desativar a exibição dos problemas ignorados para que eles não sejam reportados como violações na próxima vez em que o desenho for inspecionado.
Se não for fornecida correção para a violação de normas atual, nenhum item será realçado na lista Substituir por e o botão Corrigir não estará disponível. Se corrigir uma violação de normas exibida atualmente na caixa de diálogo Verificar normas, a violação não será removida da caixa de diálogo até que se clique no botão Corrigir ou Avançar.
Quando o desenho inteiro tiver sido inspecionado, a mensagem Verificação completa será exibida. Essa mensagem resume as violações de normas encontradas no desenho. A mensagem também mostra as violações de normas que foram corrigidas automaticamente, as que foram corrigidas manualmente e as que foram ignoradas.
É possível utilizar o Batch Standards Checker para analisar vários desenhos e resumir as violações de normas em um relatório HTML. Para executar uma inspeção de normas em lote, primeiramente você deve criar um arquivo de verificação de normas (CHX). O arquivo CHX é para verificação e relatório e contém uma lista de arquivos de desenho e de normas, bem como um relatório de uma verificação de normas.
Por padrão, cada desenho é comparado aos arquivos de normas associados a ele. Como alternativa, você pode substituir o padrão e escolher outro conjunto de arquivos de normas a ser utilizado.
Após concluir a inspeção de normas em lote, será possível exibir um relatório HTML com os detalhes da inspeção. Também podem ser criadas observações que serão incluídas no relatório HTML. É possível exportar e imprimir este relatório. Em um ambiente colaborativo, pode-se distribuir o relatório para vários desenhistas, para que eles possam corrigir quaisquer problemas em suas seções.
É possível definir opções para notificação na caixa de diálogo Configurações de normas de CAD e com a variável de sistema STANDARDSVIOLATION. Se selecionar Exibir alerta quando da violação de normas na caixa de diálogo, será exibido um alerta quando ocorrer uma violação de normas durante o trabalho. Se selecionar o ícone Exibir a barra de status de normas, será exibido um ícone quando um arquivo associado a um arquivo de normas for aberto e quando forem criados ou modificados objetos fora das normas.
Por padrão, se um arquivo de normas associado estiver ausente ou se ocorrer uma violação enquanto se trabalha, uma mensagem suspensa aparecerá no canto inferior direito da janela do aplicativo (a bandeja da barra de status).
Verifique o desenho quanto a violações de normas, utilizando a caixa de diálogo Check Standards, antes de utilizar as opções de notificação. Isto evitará acionar um alerta de notificação transferido de uma sessão anterior. Depois que um desenho tiver sido verificado e corrigido, as opções de notificação acionarão um alerta somente se ocorrer uma nova violação.
Ao selecionar Display Alert upon Standards Violation, será avisado das violações quando criar ou editar somente objetos nomeados (tipos de linhas, estilos de texto, camadas e cotas). As violações de normas que não afetam objetos nomeados não acionam um alerta de notificação. Além disso, se um objeto nomeado tiver sido marcado como ignorado na caixa de diálogo Verificar normas, ele deixará de acionar alertas de notificação, mesmo que o objeto nomeado esteja fora do padrão. A alteração de objetos nomeados fora do padrão (como a definição de uma camada fora do padrão como atual) não aciona um alerta de notificação.
Após a exibição de um alerta, pode-se optar por corrigir ou não a violação. Optar por corrigi-la abre a caixa de diálogo Verificar normas. Se já estiver aberta, a caixa de diálogo processará as violações específicas que acabaram de ocorrer. O trabalho anterior pode ser reiniciado na caixa de diálogo Verificar normas que você responder às violações de normas mais recentes. Como alternativa, se não desejar corrigir violações quando for alertado, pode-se clicar em Não corrigir para ignorar o alerta.
Ao abrir um desenho que tenha um ou mais arquivos de normas associados, será exibido um ícone Arquivo(s) de normas associado(s) na barra de status. Se um arquivo de normas associado estiver ausente, um ícone Arquivo(s) de normas ausente(s) será exibido na barra de status. Se clicar duas vezes no ícone Arquivo(s) de normas ausente(s) e depois solucionar ou dissociar arquivos de normas ausentes, o ícone Arquivo(s) de normas ausente(s) será substituído pelo ícone Arquivo(s) de normas associado(s).