Os códigos de grupo a seguir aplicam-se às entidades de vértice.
|
Códigos de grupo de vértice |
|
|---|---|
|
Código de grupo |
Descrição |
|
100 |
Marcador de subclasse (AcDbVertex) |
|
100 |
Marcador de subclasse (AcDb2dVertex ou AcDb3dPolylineVertex) |
|
10 |
Ponto de localização (em OCS quando 2D e WCS quando 3D) DXF: valor de X, APP: ponto 3D |
|
20, 30 |
DXF: valores Y e Z do ponto de localização (em OCS quando 2D e WCS quando 3D) |
|
40 |
Largura inicial (opcional; padrão é 0) |
|
41 |
Largura final (opcional; padrão é 0) |
|
42 |
Convexidade (opcional; padrão é 0 ). A convexidade é a tangente de um quarto do ângulo interno para um segmento de arco, feita negativa se o arco for inserido no sentido anti-horário a partir do ponto inicial até o ponto final. Uma convexidade de 0 indica um segmento reto e uma convexidade de 1 é um semicírculo |
|
70 |
Sinalizadores de vértice: 1 = Vértice extra criado por ajuste de curva 2 = Tangente de ajuste de curva definida para esse vértice. Uma direção de tangente de ajuste de curva de 0 pode ser omitida de saída DXF, mas é relevante se esse bit for definido 4 = Não usado 8 = Vértice de spline criado por ajuste de spline 16 = Ponto de controle de quadro de spline 32 = Vértice de polilinha 3D 64 = Malha de polígono 3D 128 = Vértice de malha polifacetada |
|
50 |
Direção de tangente de ajuste de curva |
|
71 |
Índice de vértice de malha polifacetada (opcional; presente somente se for diferente de zero) |
|
72 |
Índice de vértice de malha polifacetada (opcional; presente somente se for diferente de zero) |
|
73 |
Índice de vértice de malha polifacetada (opcional; presente somente se for diferente de zero) |
|
74 |
Índice de vértice de malha polifacetada (opcional; presente somente se for diferente de zero) |
|
91 |
Identificador de vértice |
Cada vértice que seja parte de uma malha polifacetada tem seu sinalizador de vértice de 128 bits. Se a entidade fornecer a coordenada de um vértice da malha, seu 64 bits também será definido, e os grupos 10, 20, 30 darão a coordenada do vértice. Os valores de índice de vértice são determinados pela ordem na qual as entidades aparecem no vértice da polilinha, com a primeira sendo numerada como 1.
Se o vértice definir uma face da malha, o seu grupo de sinalizadores de vértice terá o conjunto de 128 bits definido, mas não o de 64 bits. Neste caso, os grupos 10, 20, 30 (localização) da entidade de face são irrelevantes e são sempre inseridos como 0 em um arquivo DXF. Os índices de vértice que definem a malha são determinados pelos códigos de grupo 71, 72, 73 e 74, os valores dos quais especificam um dos vértices definidos previamente por índice. Se o índice for negativo, a aresta que começar com esse vértice será invisível. O primeiro vértice 0 marca o fim dos vértices da face.