O AutoLISP é baseado na linguagem de programação LISP, que é fácil de aprender e muito poderosa para automatizar tarefas de projeto. Como o AutoCAD tem um interpretador LISP embutido, é possível inserir códigos do AutoLISP no prompt de comando ou carregar códigos do AutoLISP de arquivos externos.
Quando um aplicativo AutoLISP é carregado, ele funciona em seu próprio espaço de nome para cada desenho aberto. Um espaço de nome é um ambiente isolado que impede que aplicativos AutoLISP específicos de um desenho tenham conflitos de símbolos, de nomes de variáveis e de valores com aplicativos de outro desenho. Por exemplo, a linha de códigos a seguir define um valor diferente para o símbolo a quando executada em cada desenho que é aberto.
(setq a (getvar "DWGNAME"))
Os aplicativos AutoLISP podem solicitar que o usuário insira dados, acesse comandos internos do AutoCAD diretamente e modifique ou crie objetos diretamente no banco de dados de desenho. Ao criar rotinas do AutoLISP, você pode adicionar ao AutoCAD comandos específicos de disciplinas ou comandos baseados no fluxo de trabalho. Alguns dos comandos padrão do AutoCAD são, na verdade, aplicativos do AutoLISP.
Você pode experimentar inserir um código no prompt de comando, permitindo ver os resultados imediatamente. Isso faz do AutoLISP uma linguagem fácil de se trabalhar, independentemente da sua experiência com programação.
O AutoLISP fornece três formatos de arquivo para aplicativos: