Sobre como carregar aplicativos AutoLISP

Os arquivos do AutoLISP precisam ser carregados no programa para que possam ser usados.

Os aplicativos AutoLISP são armazenados em arquivos de texto ASCII ou Unicode editáveis com a extensão .lsp. Esses arquivos geralmente têm um parte de cabeçalho que descreve uma rotina, seu uso e instruções específicas. Esse cabeçalho pode incluir comentários sobre informações legais e do autor independente do uso da rotina. Os comentários são precedidos por um ponto-e-vírgula (;). É possível visualizar e editar esses arquivos com um editor ou processador de texto que possa produzir um arquivo de texto ASCII ou Unicode.

Importante: A partir dos produtos baseados no AutoCAD 2021, os arquivos de origem do AutoLISP podem ser salvos nos formatos de arquivo ASCII ou Unicode. Os produtos baseados no AutoCAD 2020 e versões anteriores suportam apenas o formato de arquivo ASCII.

Para usar um aplicativo AutoLISP, você deverá primeiro carregá-lo. Pode-se usar o comando CARRAPLIC ou a função load do AutoLISP para carregar um aplicativo. Carregar um aplicativo AutoLISP carrega o código AutoLISP do arquivo LSP para a memória do sistema. Será necessário especificar um caminho de suporte relativo no parâmetro Nome do arquivo, se o arquivo LSP não estiver localizado no Caminho de pesquisa do arquivo de suporte.

Nota: Começando com os produtos baseados no AutoCAD 2014, os aplicativos personalizados devem funcionar em modo seguro; quando a variável de sistema SECURELOAD estiver definida como 1 ou 2. Ao operar em modo seguro, o programa se restringe a carregar e executar arquivos que contenham código das localizações confiáveis no Caminho de pesquisa do arquivo de suporte. As localizações confiáveis são especificadas pela variável de sistema TRUSTEDPATHS.

Carregar um aplicativo com a função load envolve a inserção do código AutoLISP no prompt de comando. Se a função load obtiver êxito, ela exibirá o valor da última expressão no arquivo no prompt do comando. Essa expressão é normalmente o nome da última função definida no arquivo ou as instruções sobre o uso da função recém carregada. Se load falhar, será retornada uma mensagem de erro do AutoLISP. Uma falha em load pode ser causada pela codificação incorreta ou ao fornecer o nome incorreto do arquivo. A sintaxe para a função load é

(load filename [onfailure])

Essa sintaxe mostra que a função load tem dois argumentos: filename, que é obrigatório e onfailure, que é opcional. Quando um arquivo AutoLISP for carregado no prompt de comando, geralmente você fornece somente o argumento filename.

Nota: Os arquivos do aplicativo AutoLISP nomeados da mesma forma são carregados com base na marcação de horário Modificado; o arquivo LSP, FAS ou VLX com a marcação de horário mais recente é carregado, exceto se você especificar o nome de arquivo completo (incluindo a extensão do arquivo). Os arquivos VLX são suportados somente no Windows.

O seguinte exemplo carrega o arquivo AutoLISP newfile.lsp.

Comando: (load "newfile")

A extensão .lsp não é necessária. Esse formato funciona para qualquer arquivo LSP no caminho de biblioteca atual.

Para carregar um arquivo AutoLISP que não está no caminho de biblioteca, você deve fornecer o caminho completo e o nome do arquivo como o argumento filename.

Windows

Comando: (load "d:/files/morelisp/newfile")

Mac OS e Web

Comando: (load "/files/morelisp/newfile")

Nota: Quando um caminho de diretório for especificado, você deverá usar uma barra (/) ou duas barras invertidas (\\) como separador, pois uma única barra invertida tem um significado especial no AutoLISP.