A etapa Selecionar borda de desenho do assistente de Modelo de extração captura os dados necessários para identificar as bordas do desenho.
É necessária a seleção da borda de desenho no desenho atual, de maneira que as características da borda do desenho possam ser determinadas. Esta informação é salva posteriormente no modelo de extração. O assistente de extração da lista de materiais utiliza esta informação para reconhecer as bordas do desenho nos desenhos que migra.
Ademais, o assistente captura outros dois parâmetros. São eles:
O assistente tenta detectar a escala utilizada para a borda do desenho selecionada automaticamente. No entanto, se a borda do desenho selecionada não foi criada com o comando AMTITLE, não é possível confiar na escala detectada. Logo, o assistente permite inserir a escala digitando-a. Com base na escala inserida, o assistente executa um cálculo conhecido como “normalização”. O resultado deste cálculo é armazenado no Modelo de extração. O assistente de extração da lista de materiais utiliza esta informação para calcular a escala de desenho dos desenhos que migra.
Define a sobremedida de folgas pequenas e alinhamentos incorretos. Este valor é utilizado em todas as etapas do assistente. O assistente de extração da lista de materiais também utiliza este valor para criar sobremedidas quando localiza objetos nos desenhos que migra.
Por exemplo, ao selecionar a borda do desenho, o assistente espera localizar um contorno fechado retangular. Suponhamos que a borda do desenho contenha uma folga e a tolerância de extração seja definida como 0.5 unidade de desenho. Se a folga for menor do que 0.5 unidades de desenho, o assistente irá ignorar a folga. Se a folga é maior de 0.5 unidades de desenho, o assistente não pode localizar um contorno fechado e, por tanto, informa que não foi localizada nenhuma borda do desenho.