Neste exercício, você irá criar uma verificação do projeto de alinhamento, adicionar a verificação do projeto a um conjunto de verificações do projeto e aplicar o conjunto de verificações do projeto a um alinhamento.
Para criar uma verificação do projeto, defina uma fórmula matemática, usando as propriedades da subentidade do alinhamento existente. A complexidade das fórmulas da verificação do projeto pode variar muito. Neste exercício, você irá criar uma verificação de projeto relativamente simples que valida se o comprimento tangencial alcança um valor mínimo em uma determinada velocidade do projeto.
O processo para criação de verificações de projeto para alinhamentos e perfis são muito similares. O fluxo de trabalho básico que é demonstrado neste exercício pode ser usado para as verificações de projeto de alinhamento e perfil.
Este exercício continua a partir do Exercício 2: Visualizar e corrigir violações de critérios de projeto de alinhamento.
Criar uma verificação do projeto de alinhamento
Observe que há cinco coleções disponíveis. A coleção Conjunto de verificação do projeto contém combinações de verificações de projeto. A verificação do projeto deve ser adicionada a um conjunto de verificações de projeto antes que ele possa ser aplicada a um alinhamento.
As outras quatro coleções contêm as verificações de projeto para cada tipo de entidade de alinhamento. Cada tipo de entidade tem propriedades específicas que podem ser verificadas. Ao criar um conjunto de verificações de projetos, especifique o tipo de entidade que deseja verificar e a verificação de projeto específicas que deseja aplicar àquela entidade. É possível aplicar várias verificações de projeto a cada tipo de entidade.
A coleção Intersecção de tangente contém verificações de projeto para grupos de espirais e curvas.
Como as dicas de ferramentas da verificação do projeto não exibem valores específicos, o nome da verificação de projeto deve ser específico e exclusivo. Utilize a fórmula matemática ou outras informações específicas para simplificar o processo de correção de uma violação de verificação de projeto.
A função IF é exibida no campo Expressão.
A fórmula seguinte deve ser exibida no campo Expressão.
IF({Design Speed}>=50,Length>=310,1)
Nesta fórmula, o número 1 no fim especifica que a fórmula anterior é aceitável. Se os parâmetros de entidade não cumprirem com os valores especificados na fórmula, é emitida uma violação.
A verificação do projeto que foi criada é exibido na coleção Linha.
Adicionar uma verificação do projeto a um conjunto de verificação de projeto
Este é o conjunto de verificações do projeto que é aplicado ao alinhamento no desenho atual. Observe que as verificações do projeto verifica que estão no conjunto selecionado de verificações do projeto são exibidas na vista em lista Toolspace.
Para criar um novo conjunto vazio de verificações do projeto, clique com o botão direito na coleção Conjuntos de verificações do projeto e clique em Novo.
A tabela nesta guia exibe as verificações do projeto que estão no conjunto de verificações do projeto no momento. As listas suspensas acima da tabela permitem adicionar verificações de projeto ao conjunto.
No painel Verificações de projeto, observe que um símbolo de advertência é exibido ao lado da verificação de projeto 310 m @ 50 km/h que você criou. No painel Parâmetros de layout, observe que o valor Comprimento é menor do que os 310 metros especificados pela verificação do projeto.
Exploração adicional: aumentar o comprimento da linha até que ela atenda ou exceda os 310 metros. Esta é uma linha fixa que foi criada usando o comando Tangente-Tangente (sem curvas), portanto, é necessário mover a alça do ponto final dentro do círculo D para aumentar o comprimento.
Para continuar com este tutorial, vá para Exercício 4: Modificar um arquivo de critérios de projeto.