Tutorial: Projetar um alinhamento que faça referência a normas regionais

Este tutorial demonstra como confirmar que o projeto de alinhamento atende aos critérios especificados por um órgão local.

Para criar um alinhamento usando critérios de projeto, utilize o mesmo fluxo de trabalho básico usado para criar um alinhamento sem critérios de projeto. Durante a criação do alinhamento, é possível selecionar um arquivo de critérios de projeto, a partir do qual é possível especificar o método de obtenção de superelevação, raio mínimo e tabelas de comprimento de transição (espiral). Arquivos de critérios de projeto que contêm normas de projeto AASHTO estão incluídos com o Autodesk Civil 3D. Se as normas padrão de projeto forem diferentes das normas AASHTO, é possível criar um arquivo de critérios de projeto personalizado utilizando a caixa de diálogo Editor de critérios de projeto.

Alguns critérios de projeto de alinhamento não estão disponíveis em forma de tabela no arquivo de critérios de projeto. Para estes critérios, é possível definir verificações de projeto para validar as normas de projeto. Para aplicar uma verificação do projeto a um alinhamento, é necessário adicioná-la a um conjunto de verificações do projeto.

Se os parâmetros de projeto de uma subentidade violar uma verificação do projeto ou os valores mínimos estabelecidos no arquivo de critérios de projeto, um símbolo de aviso aparecerá na subentidade na janela de desenho e próximo ao valor violado na vista Entidades de alinhamento e na caixa de diálogoParâmetros de layout do alinhamento. Ao passar o cursor por sobre um símbolo de aviso, uma dica de ferramenta exibirá a norma que foi violada. A exibição do símbolo de aviso é controlada pelo estilo do alinhamento.

Nota:

Também é possível utilizar a guiaCritérios de projeto na caixa de diálogo Propriedades do alinhamento para aplicar critérios de projeto a um alinhamento após ele ter sido criado.