Exercício 3: Importar pontos de um banco de dados

Neste exercício, você irá importar pontos de um banco de dados para um desenho que utiliza chaves de descrição para classificar os pontos em grupos.

Este exercício continua a partir do Exercício 2: Criar um grupo de pontos.

Importar pontos de um banco de dados

    Nota:

    Este exercício usa o Points-1.dwg com as modificações feitas no exercício anterior, ou é possível abrir o Points-1a.dwg na pasta de desenhos de tutoriais.

  1. Em Toolspace, na guia Prospector, clique com o botão direito em Pontos. Clique em Criar.
  2. Na caixa de diálogo Criar pontos, clique em . Expanda o parâmetro Camada padrão, altere o valor para V-NODE.
  3. Na caixa de diálogo Criar pontos, clique em Importar pontos.
  4. Na lista de Formato, selecione Banco de dados de pontos de projeto de externo.
  5. Clique em . Procurar pela pasta do tutorial. Selecione points.mdb. Clique em Abrir.
  6. Na caixa de diálogo Importar pontos, desmarque as caixas de seleção Opções avançadas.
  7. Clique em OK.

    Os pontos serão importados.

  8. Em Toolspace, na guiaProspector, clique com o botão direito no grupo de pontos _Todos os pontos. Clique em Aumentar zoom para.

    Os pontos serão exibidos no desenho e de forma tabular na vista em lista Toolspace. Na janela de desenho, ao mover o cursor por sobre um ponto, uma dica de ferramenta exibirá dados básicos sobre o ponto. Observe que dois grupos de ponto de águas pluviais de grupos de pontos parecem estar vazios. Isto é porque eles não foram atualizados com o novo conteúdo. Nos próximos passos, você verá como o Autodesk Civil 3D fornece diversas formas de verificação dos dados de ponto antes de adicioná-los ao desenho.

Atualizar grupos de pontos

  1. Clique com o botão direito na coleção Grupos de pontos. Clique em Propriedades.

    A caixa de diálogo Grupos de pontos será exibida. Os grupos de pontos são listados aqui de acordo com sua ordem de exibição, com o grupo de prioridades mais alto na parte superior. As setas ao lado da caixa de diálogo permitem alterar a ordem de exibição. O ícone indica que uma atualização está pendente para um grupo de pontos.

  2. Para mostrar o conteúdo da atualização de cada grupo de pontos, clique em . Reveja a lista de pontos que o aplicativo está preparado para adicionar aos Grupos de pontos Poços de visita de drenagem e Tanque de retenção.
  3. Na caixa de diálogo Alterações no grupo de pontos, clique em Fechar.
  4. Para atualizar os grupos de pontos, clique em . Clique em OK.

    Também é possível clicar com o botão direito na coleção Grupos de pontos e clicar em Atualizar.

    Os grupos de pontos serão atualizados. Agora, é possível exibir os pontos na vista em lista e aproximar o zoom no desenho.

  5. Clique com o botão direito em um grupo de pontos. Clique em Editar pontos.

    Os pontos serão exibidos na tabela Editor de ponto. Reveja e altere seus atributos.

    Nota:

    Para obter informações sobre como alterar o conteúdo e a exibição da janela Panorama, consulte Utilização do tutorial da janela Panorama.

Para continuar para o próximo tutorial, vá para Exibir e editar pontos.