Neste exercício, você irá alterar a transição entre um alinhamento de bordo e de sua região de alargamento e utilizar as alças para modificar a geometria do alargamento.
Este exercício continua a partir do Exercício 3: Adicionar um alargamento a um alinhamento de bordo.
Alterar a transição do alargamento
O desenho contém uma superfície e um alinhamento da linha de centro com dois alinhamentos de bordo. O alinhamento de bordo no lado direito do alinhamento da linha de centro tem duas regiões de alargamento.
Na caixa de diálogo Parâmetros de alinhamento de bordo, observe que o alinhamento de bordo está dividido em uma série de regiões e transições. Cada região representa os valores de deslocamento das faixas de estaca sequencial ao longo do alinhamento da linha de centro. As transições representam a geometria que une uma região à próxima.
Os parâmetros para a primeira região são exibidos na janela. Exibir os parâmetros para as regiões subsequentes usando a lista Selecionar região de alargamento ou os botões de seta.
Observe que cada região e cada transição será realçada no desenho quando for selecionada.
A transição será alterada para uma linha com uma curva em cada extremidade.
A transição é atualizada para refletir as alterações.
Editar com alça a região de alargamento
Observe que quando a localização inicial da ampliação foi alterada, a transição foi movida com ela mas seus parâmetros foram mantidos.
A região de alargamento se expande para acomodar o novo valor de deslocamento.
A alça permite adicionar outra região de alargamento.
As alças ficarão cinza e
e serão exibidas no início e no fim de cada subentidade de transição. Estas alças são utilizadas para modificar a geometria de transição.
Ao editar com alça a geometria de transição, observe que os valores de parâmetro aplicáveis são automaticamente atualizados na caixa de diálogo Parâmetros de deslocamento.
Para continuar para o próximo tutorial, vá para Projetar um alinhamento que faça referência a normas locais.