Exercício 3: Editar peças de rede de tubulação em um gráfico do perfil longitudinal

Neste exercício, você irá editar as peças de rede de tubulação desenhadas em um gráfico do perfil longitudinal usando as alças de edição e editando diretamente as propriedades da peça.

Este exercício continua a partir do Exercício 2: Adicionar legendas às peças de rede de tubulação.

Edição por alça de peças de rede de tubulação no gráfico do perfil longitudinal

    Nota:

    Este exercício usa o Pipe Networks-3.dwg com as modificações feitas no exercício anterior, ou é possível abrir o Pipe Networks-3B na pasta de desenhos dos tutoriais .

  1. No gráfico do perfil longitudinal para ESTRADA1 (PV - (1)), clique em tubulação - (4), que conecta as estruturas que estão deslocadas a partir das estacas 11+00 e 12+50 na ESTRADA1.
  2. Clique na alça de edição quadrada no centro da tubulação para ativá-la. Clique em uma nova localização vertical da tubulação para que a elevação da geratriz inferior seja de aproximadamente 650 pés.
    Nota:

    A linha da malha horizontal imediatamente abaixo da tubulação indica 650 pés.

    À medida que move o cursor, a dica de ferramenta exibe a elevação atual da alça que está ativa.

  3. Clique na alça triangular no início (inclinação abaixo) da extremidade da tubulação para ativá-la. Clique em uma nova posição para a extremidade da tubulação para que ela fique alinhada com a elevação final da geratriz superior da Tubulação - (3), que é entre as estacas 11+00 e 9+50.

Editar parametricamente as peças da rede de rede de tubulação no gráfico do perfil longitudinal

  1. Com a tubulação - (4) ainda selecionada, clique com o botão direito do mouse. Clique em Propriedades da tubulação.
  2. Na caixa de diálogo Propriedades, na guiaPropriedades da peça, clique no valor Iniciar elevação da geratriz inferior para selecioná-lo. Pressione Ctrl+C para copiar o valor.
  3. Clique em OK.
  4. Pressione Esc para cancelar a seleção da tubulação - (4).
  5. Clique em Tubulação - (3) para selecioná-la. Clique com o botão direito do mouse. Clique em Propriedades da tubulação.
  6. Na caixa de diálogo Propriedades da peça, na guiaPropriedades da peça, em Geometria, clique no valor Elevação final da geratriz inferior para selecioná-lo. Pressione Ctrl+V para substituir o valor pelo copiado da tubulação - (4).
  7. Clique em OK.

    Tubulação - (3) e tubulação - (4) agora se conectam à estrutura - (4) na mesma elevação da geratriz inferior.

  8. Pressione Esc para cancelar a seleção da tubulação.
    Dica:

    Também é possível usar OSNAPs para coincidir com as elevações iniciais e finais da tubulação. Para obter mais informações, consulte o tutorial Utilizar a funcionalidade básica.

    Exploração adicional: repita os procedimentos de edição das tubulações - (5), que está entre as estacas 12+50 e 13+00, para criar uma linha do fluxo contínua para a tubulação.

Para continuar com este tutorial, vá para Exercício 4: Substituir o estilo de uma peça de rede de tubulação em um gráfico do perfil longitudinal.