Ao criar um modelo a partir de curvas de nível e gerar curvas de nível a partir deste modelo, em alguns casos, o Autodesk Civil 3D pode não gerar o mesmo conjunto de curvas de nível.
Na situação mais comum, faltam dados de superfície em uma área baixa ou alta, como próximo da parte superior de uma colina, na parte inferior de um vale ou na borda do terreno.
Para corrigir esse problema, coloque pontos cotados ou outra linha de curva de nível perto do lugar onde não há dados de superfície. Por exemplo, se estiver faltando uma linha de curva de nível ao longo da parte superior de uma colina, insira uma nova curva de nível, uma linha obrigatória ou um ponto cotado na elevação máxima estimada da colina. É recomendado colocar qualquer dado interpolado, ponto ou curvas de nível em uma camada separada.
Se criar uma superfície usando somente as informações de curva de nível, pode ser necessário inserir linhas obrigatórias ou pontos cotados em áreas onde a linha da curva de nível altere a direção drasticamente. As áreas onde isso tende a acontecer são: uma rodovia coroada, um terreno pantanoso ou um cume. Nestes locais, as curvas de nível tendem a se triangular sobre si mesmas. Na maioria dos casos, a operação Minimizar as áreas planas resolve o problema. Para obter mais informações, consulte Para minimizar áreas planas em uma superfície. Em situações graves, é necessário adicionar pontos adicionais ou dados da linha obrigatória.
Para obter melhores resultados, siga sempre a ordem sugerida das operações para adicionar dados de curva de nível a uma superfície. Para obter mais informações, consulte Para adicionar arquivos DEM a uma superfície.