Sobre como criar intersecções

Você pode criar uma intersecção utilizando o assistente Criar intersecção

Antes de criar um objeto de intersecção, você deve dispor de dois alinhamentos que efetuam a intersecção. Se deseja criar um modelo de intersecção tridimensional, você também deve ter os perfis associados com os alinhamentos de intersecção. Uma vez que você os pré-requisitos desejados, é possível criar o objeto de intersecção utilizando o assistente Criar intersecção.

Criando uma intersecção simples em 2D

Quando o objeto de intersecção é criado, uma série de tarefas pode ser executada automaticamente, incluindo as seguintes:

Algumas destas tarefas são opcionais. Eles dependem de opções selecionadas no assistente Criar intersecção.

A maneira mais simples de criar um objeto básico de intersecção bidimensional é começar com dois alinhamentos que efetuam a intersecção com outros somente uma vez. Não é possível utilizar o assistente Criar intersecção se os alinhamentos não efetuam a intersecção.

Se seu desenho tem dois alinhamentos de intersecção que cumpram este critério, é possível criar um objeto básico de intersecção 2D utilizando o assistente Criar intersecção. Basta iniciar o comando, siga os prompts e aceite as escolhas padrão nas caixas de diálogo do assistente.

Criando uma intersecção 3D com Objetos de corredor, Alinhamentos e Perfis

Para criar uma intersecção 3D que inclua um corredor, é preciso criar primeiro a geometria da estrada (alinhamentos e perfis da linha central da estrada) e a superfície do solo existente em seu desenho. Uma vez que estes componentes existam no desenho, é possível continuar com o assistente Criar intersecção. O assistente solicita seja selecionada a localização no desenho, onde os dois alinhamentos da linha de centro da estrada intercedem.

Você pode começar com as seguintes combinações de dados:

Você pode ter perfis já definidos ou não. No entanto, se os perfis não estiverem disponíveis, então as operações que são associados com a modelagem 3D não estarão disponível no assistente. Por exemplo, se você começar a criar um objeto de intersecção sem perfis, as seguintes opções do assistente não estarão disponíveis para seleção: criação de alinhamento de deslocamento e perfis de esquina de meio-fio, bem como a capacidade para criar um novo corredor, ou para adicionar um corredor existente na área de intersecção.

Com qualquer um dos cenários descritos acima, é possível iniciar o comando Criar intersecção, selecione o ponto onde os alinhamentos da linha de centro intercedem e prossiga com a criação de uma intersecção utilizando o assistente Criar intersecção.

Prioridade de cruzamento de estrada

Quando você cria um objeto de intersecção, um valor de prioridade é atribuído para os alinhamentos principal (primário) e secundário (lateral) da estrada. A tabela a seguir lista o valor da Propriedade de prioridade:

Estrada (alinhamento) Prioridade
Alinhamento da estrada principal (primário) 1
Alinhamento da estrada secundário 2

Se você estiver criando uma intersecção de 3 vias em forma de T, então o alinhamento que passa pela intersecção será definido automaticamente como a estrada principal. Nesta situação, a prioridade é automaticamente definida para um valor de 1 para aquele alinhamento e não será solicitado especificar qual estrada é a estrada primária, pois isso acontece automaticamente.

Não é possível alterar a prioridade de uma estrada em uma intersecção após ela ter sido criada. No entanto, se você deseja alterar a prioridade dos alinhamentos Durante a criação da intersecção, é possível fazer isso a partir da página de Detalhes da geometria do assistente Criar intersecção.

Também é importante notar que normalmente, o perfil de estrada secundária (ou de prioridade inferior) é automaticamente bloqueado na localização da intersecção para a elevação da estrada principal (maior prioridade) da estrada principal. O perfil da estrada principal não é alterado.

Opções de intersecção de nivelamento

A propriedade de tipo de intersecção de corredor identifica o tipo de nivelamento que será aplicado às estradas em um objeto de intersecção: Coroa de estrada primária mantida ou Todas as coroas mantidas. Deve ser especificado este tipo ao criar a intersecção, na página Geral do assistente Criar intersecção.

Para intersecções existentes, o tipo de intersecção de corredor é exibido na intersecção Guia Detalhes da intersecção, na caixa de diálogo Propriedades de intersecção, na seção Quadrantes de intersecção. Para definir o padrão de criação dessa opção, acesse Editar configurações de comando - caixa de diálogo Criar interseção.

Uma vez que a intersecção é criada, não é possível alterar o valor da propriedade do Tipo de intersecção do corredor. Se você não deseja alterar esta opção após o objeto de intersecção ser criado, você deve excluir o objeto intersecção e criar um novo com o Tipo de intersecção de corredor desejado.

Coroa da rodovia principal mantida

Neste tipo de intersecção, a coroa da estrada principal é mantida, enquanto a coroa (perfil) da estrada secundária é ajustada para coincidir com a borda da estrada principal e o ponto de intersecção. A coroa (perfil e arestas) das principais estradas não são afetadas.

O gráfico conceitual a seguir é exibido na caixa de diálogo do assistente ao selecionar esta opção:

Isso representa como o nivelamento ocorre para o objeto de intersecção.

Todos as coroas mantida

Neste tipo de intersecção, o perfil da estrada lateral é ajustado para coincidir com a elevação da estrada principal no ponto de intersecção. O perfil da estrada principal não é afetado. As arestas são mescladas ao longo da esquina do meio-fio (usando os perfis de esquina de meio-fio).

O gráfico conceitual a seguir é exibido na caixa de diálogo do assistente ao selecionar esta opção:

Nota: Uma vez que um objeto de intersecção é criado, não é possível alterar o valor da propriedade do Tipo do corredor de intersecção.

Considerações de objeto de intersecção

É importante compreender o seguinte antes de começar a criar intersecções: