Você pode criar um caminho de fluxo para uma área de contribuição baseada nas elevações da superfície e selecionar manualmente o ponto de maior distância hidráulica.
Este comando é útil para avaliar diferentes caminhos de fluxo antes de selecionar um para ser utilizado na análise. Por exemplo, podem existir soluções de caminhos de fluxo igualmente apropriadas, mas diferentes, para áreas florestais, solos pouco desenvolvidos com características diferentes (pedras, lagos e paredes), ou TIN que não estejam bem definidas (como se há grandes ou pequenas folgas entre pontos TIN ou pequenas aberrações que entram em conflito com a tendência geral da superfície).
Uma bacia coletora somente pode ter um caminho de fluxo e muitas bacias coletoras definidas a partir de superfícies já terão um caminho de fluxo definido para elas como parte do processo de criação da bacia coletora. Se um caminho de fluxo já existe para a bacia coletora, este comando edita o caminho do fluxo com base no ponto hidráulico mais distante que você selecionar. Quaisquer dados de segmento de fluxo existentes para o caminho de fluxo serão substituídos.
Para criar um caminho de fluxo, você especifica um ponto hidráulico mais distante à montante e o mesmo algoritmo é usado no comando Queda de água para criar um caminho de fluxo. As inclinações do segmento do fluxo tem base na superfície, mas não são vinculadas de forma dinâmica à mesma.