Use o comando Linha por direção e distância para desenhar segmentos de linha do AutoCAD com precisão, referenciando posições e distâncias, localizações selecionadas no desenho ou pontos COGO.
Importante: Ao usar o comando Linha por direção e distância, a precisão poderá ser prejudicada se as coordenadas do ponto inicial forem muito grandes (por exemplo, acima de 1E+7). Quanto mais distante o ponto iniciai estiver da origem, menor será a precisão da direção e do comprimento da linha final.
Para usar a opção Apoios para definir a direção
O exemplo a seguir mostra como você pode usar o comando Linha por direção e distância para desenhar uma linha a partir do ponto final de uma linha desenhada anteriormente, na direção de N 18° 02' E, a uma distância de 11,0 pés (cerca de 3 metros).
- No Espaço de ferramentas, na guia Caixa de ferramentas, expanda Serviços públicos diversos
Geometria de coordenadas. Clique duas vezes em Linha por direção e distância.
- Selecione a extremidade de uma linha a partir da qual o segmento será desenhado.
- Na linha de comando, insira o número do quadrante (1 = Norte Leste, 2 = Sul Leste, 3 = Sul Oeste, 4 = Norte Oeste). Para este exemplo, insira 1.
- Insira o apoio, a direção do segmento da linha que está sendo desenhada no formato Decimal DMS: DD.MMSS. Para este exemplo, insira 18.02.
- Insira a distância do segmento sendo desenhado. Para este exemplo, insira 11.
- Você pode desenhar segmentos adicionais a partir do último ponto final ou pressionar Enter para finalizar o comando.
Para usar a opção Azimute para definir a direção
O exemplo abaixo mostra como você pode usar o comando Linha por direção e distância para desenhar uma linha a partir do ponto final de uma linha desenhada anteriormente, em um azimute de 86° 45', a uma distância de 5,9 pés (cerca de 18 metros).
- No Espaço de ferramentas, na guia Caixa de ferramentas, expanda Serviços públicos diversos
Geometria de coordenadas. Clique duas vezes em Linha por direção e distância.
- Selecione a extremidade de uma linha desenhada previamente para servir como o ponto inicial da nova linha.
- Na linha de comando, insira A para usar o modo Azimute.
- Insira um azimute, a direção do segmento da linha que está sendo desenhada, no formato Decimal DMS. Para este exemplo, insira 86.45.
- Insira a distância do segmento sendo desenhado. Para este exemplo, insira 5.9.
- Você pode desenhar segmentos adicionais a partir do último ponto final ou pressionar Enter para finalizar o comando.
Para selecionar as localizações na tela para definir a direção
Você pode selecionar localizações para definir a direção ao usar o comando Linha por direção e distância. Isto é útil quando você tiver desenhado uma entidade na tela, e desejar copiar sua direção para uma nova linha, mas iniciar a nova linha a partir de uma localização diferente. Ativar OSNAPS irá assegurar as seleções precisas do ponto.
- No Espaço de ferramentas, na guia Caixa de ferramentas, expanda Serviços públicos diversos
Geometria de coordenadas. Clique duas vezes em Linha por direção e distância.
- Selecione o ponto inicial do segmento a ser desenhado.
- Na linha de comando, insira P para usar o modo de pontos na tela.
- Defina uma direção selecionando uma localização inicial e, a seguir, selecione uma localização final. Observe que as duas seleções na tela podem estar em qualquer lugar no modelo, e não necessariamente incluem o ponto inicial do segmento de linha.
- Insira a distância do segmento sendo desenhado.
O comando continua e os segmentos adicionais serão desenhadas a partir do último ponto final.
Para especificar as localizações de pontos COGO para definir a direção e/ou distância
Ao usar o comando Linha por direção e distância, você pode inserir localizações de pontos COGO para definir a direção e/ou a distância, em conjunto com comandos transparentes padrão do Autodesk Civil 3D. Isto é útil quando você desejar desenhar uma linha utilizando a direção a partir um par de pontos e a distância igual a distância a partir de um par de pontos.
O exemplo abaixo mostra como você pode usar o comando Linha por direção e distância para desenhar uma linha a partir do ponto 5, paralela à linha 2 e 3, com uma distância equivalente à 2 e 1 e, a seguir, uma linha paralela de fechamento para 1 e 2 e fechando na linha 2 e 3.
- No Espaço de ferramentas, na guia Caixa de ferramentas, expanda Serviços públicos diversos
Geometria de coordenadas. Clique duas vezes em Linha por direção e distância.
- Na linha de comando, insira 'PN para usar o comando transparente Número de ponto.
- Insira o número do ponto no prompt da linha de comando. Para este exemplo, insira 5.
- Na linha de comando, insira P para usar o modo de seleção de tela.
- O comando transparente 'PN ainda está ativado, de modo que você pode inserir os números de ponto para definir a direção. Para este exemplo, insira 2 para o primeiro ponto de direção e 3 para o segundo ponto de direção.
- Insira os números de ponto para definir a distância. Para este exemplo, insira 2 para o primeiro ponto de distância e 1 para o segundo ponto de distância para desenhar o primeiro segmento.
- Insira P para inserir novamente o modo de ponto e depois insira os pontos para definir a direção de fechamento. Para este exemplo, insira 1 e 2.
- Defina o comprimento da linha de fechamento. Para este exemplo, insira 5 e depois 2.
- Pressione Enter para finalizar o comando.