Para criar pontos perpendiculares ou radiais em alinhamentos

Cria um ponto em um alinhamento que é radial ou perpendicular a um ponto especificado.

A partir do ponto especificado, o ponto criado é perpendicular em uma linha e radial em uma curva.

  1. Selecione as configurações e crie estilos, camadas, grupos de ponto e chaves de descrição.
  2. Guia Início Painel Criar dados de solo Menu Pontos Criar pontos - Alinhamentos Radial ou Perpendicular .
  3. Selecione um alinhamento.
    Nota: Se o alinhamento selecionado tem perfis associados, a caixa de diálogo Selecione um perfil é exibida. Você pode selecionar um perfil na lista e as elevações para os pontos que forem criados serão definidos a partir daquele perfil. Se não houver um gráfico do perfil longitudinal para uma estaca no alinhamento ou se você selecionar <nenhum>, a elevação de ponto será definida de acordo com as configurações de criação de pontos na caixa de diálogo Criar pontos.
  4. Especifique um ponto.
  5. Se solicitado, insira o nome do ponto, descrição e elevação.
    Nota: Se você deseja que o ponto de descrição possa ser obtido a partir do objeto, especifique Automático - Objeto no prompt para descrições de corte das configurações de Criação de pontos. O nome do alinhamento e exibição de estaca na coluna Descrição original no Editor de ponto.
  6. Pressione Enter para finalizar o comando.
Nota: Vários fatores influenciam o modo como o ponto é exibido. Para obter mais informações, consulte Sobre como controlar a aparência de pontos em um desenho.