Utilize um objeto de seção para examinar superfícies, modelos de corredor e redes de tubulação ao longo de uma linha de amostra (através de um alinhamento). No Autodesk Civil 3D, cada seção é um objeto.
Uma seção é um objeto que possui dados de elevação ao longo de uma linha de amostra. Cada superfície, modelo de corredor, ou rede de tubulação que efetua a intersecção com o plano vertical definido pela linha de amostra resulta em um objeto de seção.
Linhas de amostra cruzadas um alinhamento com uma distância especificada para a esquerda e para a direita. Normalmente, linhas de amostra são criadas em estacas determinadas ao longo de um alinhamento horizontal.
Ao criar linhas de amostra ao longo de um alinhamento, objetos de seção também criados para um conjunto específico de superfícies propostas existentes, modelos de corredor ou redes de tubulação. Cada estilo padrão da linha de amostra e objeto de amostra são especificados através de um grupo de linhas de amostra. Outros objetos de amostra podem ser adicionados ao grupo de linhas de amostra após as linhas de amostra terem sido criadas. Para plotar as seções no desenho, crie diferentes vistas de seção ou vistas com várias seções.
Como a geometria da linha de amostra controla onde as superfícies são amostradas para criar objetos de seção, as linhas de amostra são o principal do objeto da seção.
A ilustração a seguir exibe linhas de amostra.
Para exibir seções em um desenho, crie gráficos de seção. Crie uma ou mais gráficos de seção ao longo de uma linha de amostra para representar graficamente os objetos de seção no local ao longo de um alinhamento. Portanto, cada seção e gráfico de seção são secundários de uma linha de amostra. Cada linha de amostra é associada com um grupo de linhas de amostra, que por sua vez é associado com um alinhamento.
A ilustração a seguir mostra um gráfico de seção.
O objeto de gráfico da seção exibe dados seccionais (terreno existente e terreno acabado/projetado) ao longo de uma linha de amostra, em qualquer estaca fornecida ao longo de um alinhamento horizontal. Um gráfico da seção mostra uma seção criada a partir de uma superfície (TIN ou corredor), um corredor (que é uma montagem em uma estaca especificada) ou uma rede de tubulação. As faixas também podem ser exibidas abaixo ou acima do gráfico da seção
Um gráfico da seção, que é muito similar a um gráfico do perfil longitudinal, é essencialmente uma malha ou gráfico com características específicas que são controladas por um estilo de gráfico da seção. Gráficos da seção que se relacionam a uma linha de amostra são armazenados na árvore Prospector no Toolspace, sob esta linha de amostra. Gráficos da seção individuais são acessíveis no Toolspace utilizando a vista do item. Se você excluir um gráfico da seção no desenho, gráficos da seção sob esta linha de amostra também serão excluídos.
Um gráfico da seção pode incluir projeções de outros objetos no desenho que você deseja ver em relação a uma seção.
Seções, como alinhamentos e perfis, suportam conjuntos de legenda. Conjuntos de legenda permitem salvar e aplicar um número ilimitado de diferentes tipos de legendas.
Quando uma superfície é incluída em uma seção, ela é definida usando os seguintes componentes:
Por exemplo, se uma seção é amostrada de uma superfície TIN, então as quebras de declividade são extraídas no ponto onde as (plano vertical definido por) linhas de amostra fazem a intersecção com as arestas TIN. A elevação entre estes dois segmentos de linha é linearmente interpolada unida com uma linha reta (assumindo que a linha de amostra entre estes dois pontos é também uma linha reta).
Quando um corredor é incluído em uma seção, o corredor é representada pelo formas fechadas e múltiplas camadas que são formadas pelas montagens e submontagens de corredor. Para obter mais informações, consulte Sobre seções de corredor.
Quando uma rede de tubulação é incluído em uma seção, a seção exibe as peças de rede como especificado no estilo de tubulação e estrutura.