Um dos fatores utilizados para avaliar a segurança de uma rotatória é a velocidade máxima realista de um veículo notacional sobre a linha mais direta direta (a pista mais rápida) através da rotatória. Isto é conhecido como a velocidade da linha mais rápida. Para calcular a velocidade da linha mais rápida, a opção Rotatórias primeiro calcula o alinhamento necessário e, em seguida, as etapas ao longo do alinhamento testando o menor raio. Quanto menor o raio, mais lenta a velocidade. A velocidade é calculada utilizando a seguinte equação que é obtida a partir do documento AASHTO, ‘A Policy on Geometric Design of Highways and Streets’:-
V2 = 127R(e+f)
Onde:
Expanda Análise da pista mais rápida e clique em Cálculo do caminho mais rápido no painel esquerdo. A página Cálculo do caminho mais rápido é exibida.
O método pelo qual a linha mais rápida é calculada varia e diferentes métodos com freqüência oferecem diferentes respostas. As configurações nesta página permitem ajustar o cálculo é feito.
Os seguintes deslocamentos podem ser medidos a partir das linhas de definição ou das linhas do meio fio e da ilha ou praça de manobra. Use a lista suspensa Deslocar o caminho de para selecionar o método necessário.
A Distância final da linha de saída é a distância em linha reta desde o círculo inscrito até o eixo frontal do veículo de teste.
O Cálculo do comprimento do raio é o comprimento sobre o qual o raio deve ser testado. A opção Rotatórias calcula o raio de um arco de 3 pontos com esse comprimento ao longo da linha mais rápida usando pontos de início, meio e fim.
A linha mais rápida e a velocidade são calculadas continuamente e, opcionalmente, exibidas na Exibição instantânea ou no Relatório de rotatória.
Em todos os casos, os valores máximo e mínimo representam os valores de limite da norma de projeto adotada.