Caminhos de fluxo são utilizados para calcular o valor Tempo de concentração (Tc) da área de contribuição. Um caminho de fluxo poderá usar o método de cálculo TR-55 para calcular o Tc, ou ter um Tc definido pelo usuário.
Um caminho de fluxo define o caminho que a água percorre na área de contribuição, entre o ponto mais distante hidraulicamente nessa área e o ponto de descarga. Caminhos de fluxo podem ter um ou mais segmentos de fluxo. Segmentos de fluxo definem localizações ao longo da linha do caminho de fluxo, onde há uma alteração no tipo de fluxo, cobertura de solo e inclinação.
- Um caminho de fluxo pode ser calculado a partir de uma superfície, utilizando a superfície do terreno para determinar que caminho a água pode percorrer, ou ser definido por uma polilinha.
- Um caminho de fluxo pode ser definido inicialmente quando você cria a área de contribuição, e pode ser criado ou editado com os comandos Criar caminho de fluxo a partir de superfície ou Criar caminho de fluxo a partir de objeto.
- Quando um caminho de fluxo for inicialmente criado, eles é criado com o número de segmentos de fluxo definido nas Configurações da área de contribuição.
- Um caminho de fluxo pode ter múltiplos segmentos se o método Tc é especificado como TR-55. Você pode utilizar o comando Criar segmentos de fluxo para dividir um caminho de fluxo em vários segmentos. Um caminho de fluxo que tem um Tc definido pelo usuário pode ter somente um segmento de fluxo.
- Você pode editar os dados de segmento de fluxo usando o comando Editar segmentos de fluxo.
- Caminhos de fluxo não têm alças.
- Comprimentos de segmento de fluxo e inclinações não pode ser editados ao mover os pontos inicial e final do segmento de fluxo. Para alterar o comprimento ou a inclinação de um segmento, é possível excluir um segmento e recriá-lo.