Uma submontagem é um objeto de desenho do Autodesk Civil 3D (AECCSubassembly) que define a geometria de um componente utilizado em uma seção de corredor.
Adiciona objetos de submontagem a um objeto de montagem para criar uma estrada ou seção transversal. Através da paleta de ferramentas e dos catálogos de ferramentas, o Autodesk Civil 3D oferece submontagens pré-configuradas para componentes como pistas de rolamento, meio-fio, inclinações laterais e valetas. As submontagens são definidos por um conjunto de pontos, vínculos e opcionalmente áreas fechadas referidas como formas.
Cada submontagem tem uma seção transversal definida e algumas submontagens se adaptem automaticamente à sua localização. Por exemplo, a inclinação de uma pista da estrada altera conforme a superelevação é aplicada e uma inclinação lateral cria automaticamente uma inclinação de corte ou aterro, dependendo da elevação relativa da superfície existente. As cotas de uma submontagem, como a largura de uma pista ou a altura de um meio-fio são armazenadas como propriedades.
Uma definição de submontagem referencia ponto, vínculo e códigos de forma. Os pontos são os vértices da submontagem, e podem ser pontos de anexação para montagens adjacentes. Os vínculos são segmentos de linha ou curvas entre os pontos. As formas são polígonos bidimensionais que representam a forma do corte seccional da submontagem. A imagem a seguir mostra um diagrama de codificação para uma submontagem básica de Meio-fio e canaleta:
As submontagens fornecidas com o Autodesk Civil 3D têm comportamento inteligente embutido. Eles podem automaticamente se adaptar às condições como superelevação ou requerimentos de corte ou aterro. Por exemplo, uma submontagem de inclinação lateral tem inclinações variáveis que se alteram automaticamente de acordo com a profundidade de corte ao longo do corredor. Em condições de aterro que excedam uma profundidade especificada, o acostamento se alargam automaticamente para incluir um guarda-corpo ou barreira.
Após determinar os tipos de submontagens para usar, certifique-se de que eles estão disponíveis através da paleta de ferramentas ou catálogo de ferramentas do Autodesk Civil 3D disponíveis através do navegador de conteúdo.
Além das submontagens prontas para uso, o Autodesk Civil 3D também permite criar seus próprios objetos de submontagem personalizados de polilinhas. Neste caso, também é preciso especificar o comportamento de uma submontagem em uma montagem e no processo de criação do corredor. Também é possível projetar submontagens usando a linguagem .NET (consulte Guia do Desenvolvedor do Autodesk Civil 3D) ou o Compositor de submontagem.
Uma submontagem que ainda não foi aplicada a um corredor é considerado no modo de layout. Após ter criado um corredor, todas as submontagens incluídas no modelo de corredor são consideradas no modo de modelagem.
Você pode utilizar um tipo especial de submontagem chamada submontagem condicional que insere automaticamente outras submontagens especificadas quando determinadas condições são atendidas.
Por exemplo, uma montagem de corredor condicional poderia conter duas submontagens ConditionalCutOrFill. A primeira submontagem ConditionalCutOrFill pode ser configurada para aplicar uma submontagem de valeta quando existir uma condição. A segunda submontagem ConditionalCutOrFill pode ser configurada para aplicar uma defensa um rebordo e talude à superfície quando existir uma condição de preenchimento. Usar submontagens condicionais permite reduzir o número de regiões do corredor e montagens que precisam ser mantidas.
Uma montagem que contenha uma ou mais submontagens condicionais pode ser referida como uma montagem condicional.