Tipos de curvas de rosca

A curva para uma figura de Rosca precisa representar um único canal da rosca. As imagens abaixo são exemplos para curvas de rosca DE.

Essa curva é copiada ao longo da curva. O comprimento da curva precisa ser maior ou igual ao passo da rosca. Se o comprimento da rosca for menor que o passo, um segmento linear é inserido entre os canais, por exemplo.

Ao criar uma figura de Rosca a partir de uma curva, a distinção entre uma figura DE e DI é determinada a partir da curva. Para figuras DE, você deve modelar um canal voltado para cima. Curvas DI devem ser canais voltados para baixo. Como exemplo, se você estiver criando uma rosca tipo corda, a forma básica do canal é uma senóide.

Caso deseje criar essa rosca no DE, você deve utilizar a curva vermelha mostrada abaixo.

Para criar uma rosca DI, você deve utilizar a curva voltada para abaixo mostrada em vermelho na imagem a seguir.

O ângulo cônico da Rosca é determinado pelo ângulo X entre o primeiro e último pontos da curva. Para cones retos, os dois pontos devem possuir a mesma coordenada X. Para roscas cônicas, o ângulo entre os pontos extremos serão utilizados como o afunilamento da rosca. Na imagem abaixo, a rosca apresenta um afunilamento de 5 graus.