Um eixo rotativo move o cabeçote; o outro move a mesa. Esse é o caso para tornos com um cabeçote eixo B.
Ângulo de Azimute - define os limites angulares da máquina ferramenta no plano XY. 0 é ao longo do eixo X, 90 é ao longo do eixo Y. Pode variar entre 0 e 360.
Ângulo de Elevação - define os limites angulares da máquina ferramenta acima do plano XY. 0 é no Plano XY; 90 é ao longo do eixo Z, -90 é ao longo do eixo -Z. Pode variar entre -90 e 90.
Isso é, o ângulo de elevação limita o ângulo no plano XZ. Ângulo 0 é a ferramenta X, 90 é a ferramenta Z, então uma elevação mínima 0 para elevação máx 90 corta a metade direita inteira de uma esfera (linha de fluxo) se não existirem mín_azimute/máx_azimute. (Pense nisso como latitudes e longitudes alcançáveis. A longitude (círculos paralelos ao plano XZ para torno/fresa) é controlada por ângulos de elevação.
A latitude (pense num eixo ferramenta no plano XY para torno/fresa) é controlada por ângulos de azimute. Isto é, -90 a 90 cortaria toda a metade superior de uma esfera se não existirem limites de elevação... (Eixo X equivale a ângulo de azimute 0). No entanto, o intervalo permitido é de 0 a 360, então configurar o mínimo como 270 e o máximo como 90 é aceitável (o limite é definido seguindo no sentido horário em torno do eixo Z positivo do mínimo para o máximo).