Você pode utilizar o diálogo Adicionar posições de ferr. para especificar onde as posições de montagem do bloco ferramenta se encontram em máquinas de torneamento e torno/fresa.
Para exibir o diálogo Adicionar posições de ferr., certifique-se de que Habilitar IU Torno/Fresa esteja selecionado no diálogo Configurações de Design de Máquina, e selecione guia Design de Máquina > painel Ferramentas > Adicionar Posição da Ferramenta.
Utilize a guia Adicionar posições de ferr. para especificar os detalhes do sólido que suporta a ferramenta.
Este sólido suporta ferramentas como uma torre ou gang — Especifique o sólido que representa a torre ou gang que suporta as ferramentas. Selecione um sólido na lista, ou clique em Selecionar Sólido e selecione o sólido na janela gráfica.
Qual porta-ferr — Especifique se um porta-ferramenta principal ou secundário é utilizado, e se o porta-ferramenta está acima ou abaixo do bloco. Certifique-se de que essa configuração corresponda à informação no arquivo .cnc.
Considerar este sólido como — Especifique se o sólido é um Canal programável ou Parte do porta-ferramenta. Para a maioria das máquinas torno/fresa, um porta-ferramenta é um canal programável. Para máquinas não-padrão, onde por exemplo parte do gang pode girar, você pode criar torres e gangs compostos por sólidos múltiplos, e selecionar Parte do porta-ferramenta para configurar movimentos hierárquicos.
Sólido gira ao trocar ferramentas — Selecione essa opção para sólidos rotativos como torres, desfaça a seleção para ferramentas gang. Para torres assimétricas, você precisa adicionar posições de ferramenta individualmente.
Utilize a guia Posições de ferramenta para adicionar e editar posições de ferramenta, o que determina onde os bloco ferramentas são fixados no sólido.
Adicionar — Exibe o assistente Adicionar Posição da Ferramenta.
Remover — Selecione uma posição de ferramenta e clique em Remover para apagá-la.
Editar — Selecione uma posição de ferramenta e clique em Editar para exibir a página Cada nova posição. Isso permite editar o tipo de ferramenta, eixo, e posição da ferramenta, mas não o SCU.