Algumas linhas gerais para design de máquina:
- Você deve projetar a máquina no seu estado inicial. Projete a máquina no arquivo como quando a máquina real acaba de ser ligada.
- Todos os movimentos do FeatureCAM são programados com relação à direção da ferramenta. Por exemplo, se o FeatureCAM desejar mover a ferramenta numa direção X positiva, e a sua máquina ferramenta for estacionária, mas com mesas móveis, a direção de ferramenta +X equivale a mover sua mesa numa direção X negativa.
- Se você estiver projetando uma máquina 4-eixos ou 5-eixos, um único sólido pode girar apenas em torno de um eixo. Diferente do pulso humano, por exemplo, juntas de ferramenta são modeladas como juntas de única revolução (permitindo rotação em torno de apenas um eixo mecânico).
- Seu arquivo .md deve corresponder aos seus arquivos .fm e .cnc. Se, por exemplo, seu arquivo de peça (.fm) for definido como Indexação em torno do eixo X, você deve projetar a sua máquina de forma que o grau de rotação seja também em torno do X global. (Embora existam planos de remoção dessa restrição no futuro, o processo de design é simplificado se o seu eixo de wrap corresponder ao eixo de rotação do arquivo .md). Considere também seu pós-processador (arquivo .cnc); se o seu arquivo .md especifica dois porta-ferramentas, você precisa utilizar um arquivo .cnc que habilite porta-ferramentas gêmeos ou a simulação será imprevisivelmente incorreta.
- Utilizando nossa abordagem, você deve ser capaz de modelar a maioria dos tornos, assim como a maioria das máquinas 4-eixos e 5-eixos tradicionais. (Tradicional significa mesa em mesa, cabeçotes rotativos, etc.) Máquinas 4-eixos ou 5-eixos não tradicionais tais como uma máquina cujos 3 carros lineares puxam e empurram 3 pontos diferentes da mesa (ou ferramenta) para rotacioná-la efetivamente através de A e B, não são suportadas pelo sistema. (Pode ser possível programá-las no nosso API BASIC).
- É possível combinar unidades, isto é, você pode modelar sua máquina em milímetros e utilizá-la ao simular um documento .fm em polegada e vice-versa.
- Mantenha o modelo simples. Somente os detalhes necessários de uma máquina devem ser modelados. Modelar cada chanfro, fillet e pequeno detalhe irá diminuir a velocidade da simulação.
- Existem vários atributos baseados no nome do sólido. Isso significa que, se você desejar renomear alguns ou todos os sólidos, precisa utilizar os comandos de renomear antes de utilizar os comandos de design de máquina.
- O FeatureCAM não pode diferenciar entre uma colisão (às vezes chamada de confronto ou invasão) e o caso em que uma mesa desliza sobre outra, de forma que as duas mesas compartilhem uma posição em comum. Aconselhamos que você evite modelar tais sólidos. Utilize offset sólido ou transformar com valores pequenos (por exemplo, 0.005 polegadas) para eliminar invasões falsas na simulação.
- Embora você possa utilizar dados STL para simulação de máquina, dados baseados em superfície são mais indicados.
- Sólidos precisam ser fechados. Nenhuma face aberta é permitida.