Arquivos de Design de Máquina apresentam a extensão .md. Nesses tipos de arquivos você cria sólidos que em grupo representam uma máquina CNC e especifica como esses sólidos interagem ou se movimentam de acordo com o modo de operação da sua máquina. (Você precisa possuir a habilidade de pelo menos importar sólidos, isto é, você precisa possuir o plugin de importação de sólido instalado, que é fornecido com os produtos FeatureRecognition, Fresamento 3D e Modelagem em Sólido Avançado).
Cada sólido representa uma porção em particular da sua máquina, e é importante que você modele cada porção móvel da sua máquina como um sólido independente. Isto é, não utilize o comando Combinar Sólidos do assistente de sólido para unir duas mesas num sólido, pois você precisa rotacionar uma mesa independe da outra. Se você tiver importado um arquivo que contenha apenas um sólido, utilize o método Explodir Sólido e então reconstrua sólidos múltiplos a partir das superfícies explodidas (provavelmente construindo superfícies adicionais).
Num documento MD, não existem comandos de manufatura. Isto é, não há bloco, setups, simulação, e nenhum atributo de manufatura, menu de manufatura, etc. O propósito desse tipo de documento é criar sólidos e designar atributos que correspondam aos movimentos e hierarquia da sua máquina em particular. Um exemplo de hierarquia de máquina é mesa A sobre mesa B e portando, quando você rotaciona a mesa B, mesa A também é rotacionada. Isso se chama relação pai/filho.