Configurar relatórios sobre cabos e fios

  1. Clique duas vezes na Montagem de cabos e fios e, em seguida, clique na guia Cabeamento elétrico painel Gerenciar Relatório .
  2. Selecione o comando Editar arquivo de configuração (.cfg) da barra de ferramentas do Gerador de relatórios.
  3. Identifique o arquivo CFG que deseja utilizar:
    • Para criar um arquivo, acesse o diretório apropriado, insira um nome único para o arquivo e, a seguir, clique em Abrir.
    • Para editar um arquivo existente, selecione o arquivo na lista, se necessário, utilizando Procurar para localizar o arquivo, e clique em Abrir.
  4. Na guia Informação, , consulte a informação exibida para assegurar-se de que selecionou o arquivo de configuração correto. Navegue, se necessário, para ler toda a informação. Clique na área de entrada para adicionar ou alterar o texto.
  5. Clique na guia Filtro e, a seguir, selecione os itens a serem processados para o relatório:
    • Filtros de objeto configuram os pares de nome e valor de propriedade para incluir ou excluí-los do relatório. Também especifica o valor de propriedade utilizado para agrupar e calcular objetos similares. Todos os ajustes dependem das propriedades definidas no objeto de arnés que é criado ou editado.
      • Nomes de propriedade define que propriedades são incluídas no relatório. Ative Todas para incluir todas as propriedades. Desative Todas para limitar o relatório a objetos com um nome de propriedade específico e, a seguir, especifique o nome da propriedade. São incluídos todos os objetos de arnés com o nome de propriedade especificado.
      • Valores de propriedade define que valores de propriedade são incluídos no relatório. Ative Todos para incluir todos os valores de propriedade. Desative Todos para limitar o relatório a objetos com um valor de propriedade específico e, a seguir, especifique o valor da propriedade. São incluídos todos os objetos de arnés com o valor de propriedade especificado.
      • Propriedade de exclusão exclui objetos com um nome e um valor de propriedade específicos. Insira o nome da propriedade que deseja excluir do relatório. Se desejar, insira um valor de propriedade para excluí-lo. Deverá ser inserido um nome de propriedade antes de um valor de propriedade. No relatório não são incluídos os objetos de arnés com o nome de propriedade de exclusão especificado.
      • Quantidade por nome de propriedade define um valor de propriedade empregado para agrupar objetos similares para cálculos de quantidade. Insira qualquer nome de propriedade empregado na guia Tabela.

        Por exemplo, para obter uma quantidade para um condutor, deverá ser definido o nome da propriedade como Número de peça e, além disso, incluir uma coluna Comprimento ou Comprimento ajustado no arquivo de configuração. Utilize a guia Tabela para adicionar uma coluna Quantidade.

    • Selecione um ou vários tipos de objetos para o relatório.
    • Estabeleça os nomes e valores de propriedade que deseja filtrar.
  6. Clique na guia Tabela e especifique as propriedades e valores de propriedade que deseja incluir e, a seguir, adicione e remova as colunas conforme necessário:
    • Para adicionar colunas, clique em Inserir coluna, indique a localização de inserção e, a seguir, clique em Ok.
    • Para excluir colunas, clique em Excluir coluna, especifique a coluna que deseja excluir e, a seguir, clique em Ok.
    Nota: Para alterar a ordem de colunas existentes, você deve adicionar uma coluna na nova posição, transferir os dados (inserir novamente ou copiar e colar o conteúdo da cada célula) da antiga localização de coluna para a nova e, a seguir, excluir a coluna na localização anterior.
    • Para inserir dados, clique nas caixas de entrada de cada coluna e, a seguir, insira os dados. Se aparecer uma seta, clique nela para selecionar um elemento da lista.
    Nota: A linha Nome de propriedade pode utilizar palavras chave que ativam funções no gerador de relatórios.
  7. Clique na guia Formato e ajuste o formato de saída definindo as opções de ordem, gerenciamento de vários arquivos e formato.
    • Múltiplos arquivos determina se são gerados vários arquivos de relatório e como são gerenciados.
      • Usar múltiplos arquivos permite gerar vários arquivos com um só relatório. Desative a caixa de seleção para gerar um único arquivo de relatório.
      • Criar arquivo para cada especifica uma propriedade que será empregada como convenção de mapeamento de nomes para os relatórios quando for ativado Usar múltiplos arquivos. As propriedades válidas aparecem como coluna na linha Nome da guia Tabela. Quando uma propriedade for definida como RefDes, e as peças e as emendas estiverem selecionadas na guia Filtro, o relatório inclui ambos os objetos. Utilize esta informação para criar tabelas de conectores para todas as peças e as emendas da montagem de cabos e fios. Selecione o filtro de objeto adequado para criar diferentes tabelas de conectores.
    • Marcador de posição define se é utilizado um marcador de posição para nomes repetidos. O marcador de posição sempre é utilizado para valores em branco.
      • Usar para nomes repetidos especifica o uso de um marcador de posição em um relatório de várias linhas quando é utilizado consecutivamente o mesmo valor em uma coluna.
      • Valor especifica o texto ou sequência de carateres que será utilizado como marcador de posição para valores em branco ou repetidos no relatório.
  8. Clique em Ok para exibir a caixa de diálogo Salvar como e, a seguir, salve o arquivo. Clique em Cancelar para fechar a caixa de diálogo sem executar nenhuma alteração.

Uma vez que tenha criado seus próprios arquivos de configuração personalizados, será possível utilizá-los como base para novos relatórios ou posteriores personalizações.