Sobre bibliotecas em projetos

Uma biblioteca é uma coleção de arquivos de dados relacionados aos quais se faz referência, mas que normalmente não são modificados.

Por exemplo, um conjunto de dados aprovado, um conjunto de componentes utilizados frequentemente, peças da família de iPart ou peças padrão. As bibliotecas estão localizadas em uma pasta com um nome único, separadas dos demais arquivos de dados. Pode ser utilizada uma única biblioteca para um número ilimitado de projetos. Podem ser usados alguns ou todos os arquivos de uma biblioteca.

Em um arquivo de projeto, clique com o botão direito na localização Bibliotecas e utilize as opções do menu para procurar por uma pasta. Ao atribuir a pasta como uma biblioteca, você indica que os arquivos não são mais editáveis usando o Inventor. No Microsoft Windows Explorer, definir as pastas de bibliotecas e os arquivos como somente leitura.

Nomes de arquivo de biblioteca

As referências aos arquivos de biblioteca incluem o nome da biblioteca e o caminho relativo da pasta da biblioteca ao arquivo que contém a referência. Ao resolver referências da biblioteca, somente é pesquisada a biblioteca nomeada. Evitar o uso de nomes de arquivo duplicados sempre que seja possível, inclusive para peças em diferentes pastas ou bibliotecas. Se não for possível controlar de onde as peças são originadas ou como são nomeadas, às vezes os arquivos em diferentes bibliotecas tem o mesmo nome. O Inventor pode resolver a referência porque sabe em que biblioteca pesquisar.

Compartilhar bibliotecas entre vários grupos de trabalho de projeto

Os membros de um grupo de trabalho de projeto pode compartilhar um projeto em comum para definir nomes e caminhos para bibliotecas em seus projetos individuais.

  1. Um administrador cria um projeto comum com uma ou mais caminhos de biblioteca.
  2. Cada membro da equipe cria um projeto pessoal, utilizando o projeto comum como modelo.

    Ao criar um projeto utilizando o editor de projetos, selecione o projeto comum antes de clicar em Novo. Por padrão, o projeto criado pelo assistente utiliza o projeto selecionado como modelo e inclui as mesmas definições de biblioteca.

Tipos de bibliotecas para projetos

Um projeto pode incluir vários tipos de bibliotecas:

Biblioteca de conteúdo padrão

Contém peças ou bibliotecas do componente do Inventor como:

  • Biblioteca de conteúdo do Inventor.
  • Componentes externos
  • Coleções da empresa de componentes ou outros elementos de projeto usados com frequência, como cor e textura.

Família de iPart

Contém iParts do Inventor que geram instâncias de peças, com base nos parâmetros especificados.

Em um arquivo do projeto, defina uma biblioteca para a pasta que contém os arquivos de peça da família de iPart e uma pasta proxy correspondente.

Após adicionar as bibliotecas no projeto, é possível adicionar as iParts a uma montagem.

  • É possível localizar a família de iPart em uma pasta de bibliotecas e as peças que você gerou são mantidas em uma biblioteca proxy associada. As duas pastas de bibliotecas compartilham o mesmo nome, exceto que p nome da biblioteca proxy possui um caráter de sublinhado (_) precedente.
  • É aconselhado que as bibliotecas proxy iPart não sejam de somente leitura, já que a família precisa criar aqui seus novos arquivos.

Bibliotecas de material e aparência

O material e a Aparência de bibliotecas disponíveis para um projeto devem ser incluídos no arquivo de projeto. O requisito mínimo é uma biblioteca. É possível restaurar bibliotecas instaladas do Material e a Aparência do menu de contexto. O Material e a Aparência das bibliotecas são gerenciados separadamente de Estilos do Inventor e Não utilize o Gerenciador de Biblioteca de Estilos.

Biblioteca de estilos

Copie ou mova os arquivos XML de estilos da pasta Dados do projeto para uma localização compartilhada que todos os membros da equipe podem acessar. Ou, gere uma nova biblioteca de estilos usando o utilitário Gerenciador da biblioteca de estilos.

Nota: Essa prática assegura que é possível usar os estilos criados a partir de um projeto em outro que use a mesma biblioteca de estilos.

Bibliotecas proxy

O uso de bibliotecas proxy mantém os arquivos de projeto personalizados separados dos componentes comprados ou reutilizados.

  • Se você mover uma biblioteca, altera somente uma linha no arquivo de projeto em vez de alterar todas as referências de cada arquivo.
  • A resolução de arquivos é mais rápida com o uso de bibliotecas proxy.
  • Já que as bibliotecas incluem seu nome como parte do nome do arquivo, a resolução de arquivos é mais rápida com peças da biblioteca.

Outro conjuntos de projeto

Outro conjunto de projeto pode ser todo o projeto ou parte de um conjunto de projeto que consiste em:

  • Um projeto já aprovado e do qual não é possível modificar as peças.
  • Uma montagem ou componente adquirido de terceiros e que não pode ser modificado.
  • Um projeto de outra equipe que está em desenvolvimento. Somente pode ser usado como referência.