Caixa de diálogo Editar arquivo de configuração (.cfg) - guia Tabela

Exibe as propriedades e os valores de propriedade que foram extraídos dos dados de arnés. Os dados exibidos são incluídos no relatório. Cada coluna deve ser adicionada de maneira específica. As entradas que aparecem nas colunas variam segundo o tipo de objeto especificado na guia Filtro.

Acesso:

Na barra de ferramentas do Gerador de relatórios, clique em Editar arquivo de configuração (.cgf), selecione o arquivo .cfg que deseja editar e, a seguir, clique na guia Tabela.

Cabeçalho de coluna

Define o texto dos cabeçalhos das colunas. Insira qualquer sequência de texto, como REFDES ou Número de peça.

Tipo de vínculo

Especifica se um valor de propriedade deriva do objeto principal ou de um objeto associado. Quando é configurado como um tipo de vínculo, o valor de propriedade é derivado de um objeto associado. Clique na caixa de entrada para selecionar um tipo de vínculo da lista. O tipo de vínculo é Nenhum por padrão.

Os valores disponíveis nas células de tipo de vínculo dependem dos objetos selecionados na guia Filtro. Se na guia Filtro estiver selecionado um único objeto de arnés (como Condutores), na lista desdobrável aparecerão todos os tipos de vínculo disponíveis para este objeto. Os tipos de vínculo não são suportados quando é filtrado mais de um objeto, portanto o valor é NENHUM. Há uma exceção a esta regra: os pares de objetos Condutores, Condutores de cabo, e Peças, emendas. Estes pares de objetos de arnés compartilham o mesmo conjunto de tipos de vínculo, portanto todos os tipos de vínculo são exibidos na tabela.

Nome

Define o nome da propriedade cujo valor é inserido no relatório. Insira uma única propriedade como Aparência ou Calibrador, ou uma palavra chave que ative funções no gerador de relatórios.

As palavras chave válidas incluem qualquer propriedade reservada, recomendada, requerida ou personalizada. Adicione uma coluna para incluir a informação fornecida pela palavra chave. Por exemplo, se utilizar a palavra chave Contar linhas, adicione à tabela uma coluna como Número de linha. A seguir são indicadas palavras chave especiais reconhecidas pelo Gerador de relatórios:

Quantidade exibe os dados de quantidade, como contagem de peças ou comprimento total. Por exemplo, para obter informação sobre quantidade, insira Quantidade. Defina a coluna Dados de propriedade como NÃO.

NúmeroColumna*NúmeroColumna multiplica colunas. Por exemplo, insira 4*5 para multiplicar a coluna 4 pela coluna 5. Defina a coluna Dados de propriedade como NÃO.

NúmeroColumna+NúmeroColumna soma colunas. Por exemplo, insira 1+3 para adicionar a coluna 1 e a coluna 3. Defina a coluna Dados de propriedade como NÃO.

Contar linhas conta o número de linhas e situa um número de linha em cada linha da coluna Contar linhas. Defina a coluna Dados de propriedade como NÃO.

Uma <constante> especifica qualquer sequência ou constante no campo Nome de qualquer coluna. Defina a coluna Dados de propriedade como NÃO.

Largura da coluna

Configura a largura da coluna. Clique na caixa de entrada para inserir um valor. As larguras das colunas não são redimensionadas automaticamente. Ajuste manualmente as colunas para que caiba o cabeçalho da coluna ou o nome de campo mais longo.

Função de subtotal

Define o valor que é inserido na última linha (um total de coluna). O valor pode ser uma soma de valores numéricos, uma contagem das linhas com dados ou nada (um marcador de posição). Clique na caixa para selecionar uma opção disponível: Nenhum, Soma ou Contagem. Nenhum é a opção padrão.

Dados de propriedade?

Especifica se os dados exibidos nesta coluna são uma propriedade de fiação. Selecione Não quando o nome de propriedade for uma constante ou uma palavra chave especial. Clique na caixa de entrada para selecionar um elemento da lista. Sim é a opção padrão.

Unidades

Especifica as unidades a serem utilizadas para essa coluna. A configuração de unidades do Autodesk Inventor é utilizada por padrão. Clique na caixa de entrada para selecionar um elemento da lista. A configuração padrão para todas as linhas é Padrão, que lê as unidades definidas para o principal das montagens de arnés. Quando o tipo de dados é de comprimento, são apresentados valores de arredondamento na linha de arredondamento.

Arredondar

Indica o valor de arredondamento empregado para comprimentos de condutor e segmento. Os valores disponíveis dependem da definição de Unidade. Clique na caixa de entrada para selecionar um elemento da lista. A Autodesk recomenda manter a configuração como Nenhum para que coincidam os comprimentos de condutores e cabos nos relatórios e a montagem de cabos e fios, já que a opção Arredondar está definida na configuração do arnés.

Imprimir sufixo de unidades?

Configura se deve imprimir um sufixo de unidades no relatório. Clique na caixa de entrada para selecionar Sim ou Não. Sim é a opção padrão.

Imprimir coluna

Define se é impressa esta coluna específica no relatório. Clique na caixa de entrada para selecionar Sim ou Não. Sim é a opção padrão.

Inserir coluna

Adiciona uma coluna à tabela. Especifique onde deseja inserir a coluna.

Excluir coluna

Exclui a coluna selecionada na tabela. Indique o número da coluna que deseja excluir.

Lista de tipos de vínculos de relatório

Os tipos de vínculos são utilizados para obter informação sobre um tipo de objeto como um pino ou uma peça quando é gerado um relatório sobre um tipo de objeto diferente, como um condutor.

Para obter esta informação, o tipo de vínculo é movido pelas relações de objeto do condutor e pelo pino para obter o valor da propriedade necessária da peça.

Assim, por exemplo, quando é gerado um relatório de condutores, utilize os tipos de vínculo OBTERPEÇA1 e OBTERPEÇA2 para obter a propriedade RefDes ou Número de peça do conector nos dois extremos de um condutor. Ao executar um relatório sobre uma peça elétrica, o gerador de relatórios analisa automaticamente a montagem de cabos e fios para a informação da peça elétrica. Utilize os tipos de vínculo para obter informação sobre os objetos de arnés relacionados com a peça. Por exemplo, para obter informação sobre o pino da peça elétrica, utilize OBTER PINOS. Utilize o tipo de vínculo OBTERPINOSOBTERCONDUTORESOBTERPINO2 para atravessar a hierarquia da Peça 1 ao Pino 1 (OBTERPINOS) através do condutor 1 (OBTERCONDUTORES), até o pino (PINO2) ao outro extremo da peça 1. É parecido com OBTERPINOSOBTERCONDUTORESOBTERPEÇA2, mas neste caso é atravessada a hierarquia para obter informação sobre a peça.

O tipo de vínculo é Nenhum por padrão.

Segmento

Condutor

Pino

Peça

Condutor de cabo

Emenda

Tipos de vínculos

   

NENHUM

X

X

X

X

X

X

OBTERPEÇA

   

X

     

OBTERPEÇA1, OBTERPEÇA2

 

X

   

X

 

OBTERSEGMENTOS

 

X

   

X

 

OBTERCONDUTORES

X

 

X

     

OBTERPINOS

     

X

 

X

OBTERPINO1, OBTERPINO2

 

X

   

X

 

OBTERPINOSOBTERCONDUTORES

     

X

 

X

OBTERPINOSOBTERPINO2

     

X

 

X

OBTERPINOSOBTERCONDUTORESOBTERPEÇA2

     

X

 

X

Tipos de propriedades

Nos relatórios de Cabeamento elétrico podem ser utilizados vários tipos de propriedades.

Requeridas

Propriedades que aparecem explicitamente na caixa de diálogo do objeto, cada uma com seu próprio campo de entrada de dados e título. Estes valores de propriedade são necessários para completar a definição de objeto. O tipo de dados para as propriedades requeridas é fixo. Exemplo: diâmetro exterior para condutores de biblioteca.

Reservadas

Propriedades que aparecem explicitamente na caixa de diálogo do objeto, cada uma com seu próprio campo de entrada de dados e título, ainda que não seja necessário inserir um valor. O tipo de dados para as propriedades reservadas é fixo. Exemplo: RefDes, Número de peça.

Recomendado

Uma lista de nomes de propriedades predefinidas disponíveis na lista suspensa Nome da guia Personalizadas. Estas propriedades devem ser adicionadas explicitamente, uma a uma. O nome de propriedade e o tipo de dados não podem ser alterados, mas é possível controlar sua presença e seu valor. O tipo de dados para as propriedades recomendadas é fixo. Exemplo: Comprimento embutido, Classe, Comprimento máximo.

Personalizadas ou definidas pelo usuário

Propriedades inseridas pelo usuário e para as quais deve ser especificado o nome, o tipo de dados e o valor. Se necessário, estas propriedades podem ser excluídas e renomeadas, e o tipo de dados pode ser alterado. Exemplo: Número de peça de fornecedor para uma definição de peça.

Interno

Propriedades obtidas da inserção ou da configuração do objeto. Os nomes e os valores não podem ser alterados, mas aparecem na caixa de diálogo do objeto. O tipo de dados para as propriedades internas é fixo. Exemplo: Comprimento para um condutor de ocorrência.

Lista de propriedades

A seguir, são detalhadas as propriedades que podem ser utilizadas no Gerador de relatórios junto com as propriedades personalizadas definidas pelo usuário.

Tipo de objeto

Propriedade

Descrição

Pino

Nome do pino

Nome único do pino na peça.

 

Comprimento embutido

Compensação do condutor no objeto com pino.

Peça

Nome de peça

Nome da peça.

 

Comprimento embutido

Compensação do condutor no objeto com pino.

 

RefDes

Identificador único ou designador de referência (RefDes) da peça na montagem. Em uma peça da biblioteca, costuma ser um marcador de posição como J?

Condutor

Nome do condutor

Nome único do condutor na biblioteca.

 

Aspecto

A aparência de visualização do condutor quando é utilizado na janela de desenho.

 

Diâmetro externo

O diâmetro físico do exterior do condutor. É utilizado para calcular o diâmetro do segmento de arnés no qual é roteado um condutor.

 

Número da peça

Número da peça.

 

Categoria

Um tipo definido pelo usuário que é utilizado para agrupar condutores em grupos lógicos na Biblioteca de cabeamento elétrico.

 

Manômetro

Calibre de condutor americano. Pode ser utilizado para especificar o tamanho de condutor do condutor de biblioteca.

 

Tamanho do macho

O diâmetro físico interior (macho) do condutor. Pode ser utilizado para especificar o tamanho de condutor do condutor de biblioteca.

 

Raio da vergadura

Fator que é multiplicado pelo diâmetro de condutor para determinar o raio da vergadura mínimo.

Cabo

Nome

Nome único do cabo da Biblioteca de cabeamento elétrico.

 

Diâmetro externo

O diâmetro físico do exterior do cabo. É utilizado para calcular o diâmetro do segmento de arnés no qual é roteado um condutor.

 

Número da peça

Número da peça.

 

Raio da vergadura

Fator que é multiplicado pelo diâmetro de condutor para determinar o raio da vergadura mínimo.

Ocorrência de peça

RefDes

Identificador único ou designador de referência (RefDes) da peça na montagem. Em uma peça da biblioteca, costuma ser um marcador de posição como J?

Ocorrência de condutor

ID de condutor

Nome único da ocorrência de condutor na montagem.

 

Código de separação

É utilizado para classificar os condutores por tipos ou categorias para sua comparação.

 

Classe

É utilizado para classificar os condutores e segmentos em grupos de classe para sua comparação.

 

Comprimento máximo

Máximo comprimento de condutor permitido.

 

ID de cabo

É utilizado para agrupar os condutores em cabos.

 

Comprimento ajustado

Comprimento derivado de um condutor baseado nas propriedades e ajustes que afetam o comprimento do condutor.

 

Comprimento

Comprimento original de um condutor.

Ocorrência de cabo

Classe

É utilizado para classificar os condutores e segmentos em grupos de classe para sua comparação.

Comprimento máximo

Máximo comprimento de cabo permitido.

ID de cabo

É utilizado para agrupar os condutores em cabos.

Segmento

Contorno de serviço

É utilizado para adicionar comprimento adicional a todos os condutores, incluídos os condutores de cabo, que contém o segmento de arnés. O comprimento também afeta o comprimento de segmento. O comprimento adicional de condutor só aparece em relatórios.

 

Raio da vergadura

Fator que é multiplicado pelo diâmetro de segmento para determinar o raio da vergadura mínimo.

Classe

É utilizado para classificar os condutores ou cabos e segmentos em grupos de classe para sua comparação.

 

Aspecto

A aparência de visualização do segmento quando é utilizado na janela de desenho.

 

Diâmetro

Pode ser calculado (não pode ser editado) ou fixo. Se for fixo, pode ser editado.

Diâmetro máximo

Diâmetro máximo que pode ter um segmento dinâmico sem provocar erro.

 

Comprimento ajustado

Comprimento derivado de segmento.

 

Comprimento

Comprimento original do segmento.

Emenda

RefDes

Identificador único ou designador de referência (RefDes) da peça na montagem. Em uma peça da biblioteca, costuma ser um marcador de posição como J?

 

Número da peça

Número da peça.

 

Comprimento embutido

Compensação do condutor no objeto com pino.