Referência de exemplos de expressão numérica

Quando edita cotas, cria planos de trabalho deslocados e edita restrições de deslocamento, você insere os valores correspondentes em uma caixa de edição.

Ao criar modelos, você também indica valores em caixas de edição de muitas caixas de diálogo. É possível definir ou editar nomes ou valores de parâmetro nas caixas de edição e usar qualquer um dos sistemas de unidades internos reconhecidos.

Em uma caixa de edição, as expressões inseridas corretamente aparecem em negro. A sintaxe não válida ou não reconhecida é exibida em cor vermelha.

Tenha em conta as convenções de unidades, a ordem correta da ordem algébrica de operações e a precedência dos operadores. Em todas as expressões, o tipo de unidade devolvida deve coincidir com um dos tipos de unidade aguardados. Por exemplo, um comprimento de varredura aguardaria milímetros, polegadas, centímetros ou qualquer outra unidade de comprimento válida. Uma expressão que devolva um valor que tenha unidades de radianos para um comprimento de varredura criaria um erro.

Dica: A caixa de edição assume unidades padrão com base no contexto e nas unidades do sistema. Porém, para obter um resultado ideal, inclua as unidades da cada termo e fator da expressão. Utilize "ul" para os termos que não tenham unidades.

Os seguintes exemplos são exibidos nas unidades padrão.

Definição de nome e valor de parâmetro
Adicione dois valores para criar o parâmetro DIST. O signo de igual separa o nome do parâmetro do valor. O Inventor analisa a expressão para criar o parâmetro DIST e atribuir-lhe o valor da equação.

DIST = (4 mm + 25,4 mm)

Utilização de unidades mistas (polegadas, graus)
Suponhamos que as unidades padrão são polegadas e graus. Para inserir uma expressão com unidades mistas, utilize fatores de conversão em dita expressão.

(2 pol + 4 mm * 1 pol / 25,4 mm)

Utilização de parâmetros internos (radianos)
O Inventor mantém os valores internos para os parâmetros mais comumente utilizados como PI = 3,14159265359 e e = 2,718281828459. Somente substitua esses parâmetros quando precisar deles nas expressões.

(PI rad/ 4ul + (35 gr * PI rad / 180 gr))

Utilização de funções internas (polegadas, graus)
A caixa de edição está dotada de funções internas que são combinadas de forma algébrica com outros valores e parâmetros para criar expressões complexas. Neste exemplo, a função tangente inversa é utilizada para calcular um ângulo a partir da relação dos lados da peça.

30 gr + atam(4 in / 3 in)

Utilização de valores sem unidades (mm, graus)
Para representar valores sem unidades, utilize o símbolo "ul" nas caixas de edição. Ainda que o Inventor interpreta corretamente os valores sem unidades, como a expressão 3 * (3^2), onde o comprimento padrão está em mm, use um método inequívoco em vez disso:

3 mm * ((3 ul) ^ 2 ul)

Utilização de séries de entradas fracionárias (pés, polegadas)
Séries de entradas fracionárias são retidas na caixa de diálogo quando as unidades de entrada são unidades imperiais (por exemplo 10’-6 1/2”). Se as unidades de exibição são unidades imperiais (pé ou polegada), o valor do parâmetro é exibido como uma fração na janela de desenho. Se as unidades exibidas são unidades métricas, o valor é exibido como decimal na janela de desenho.

Se as unidades exibidas são pés ou polegadas, há opções adicionais nas caixas de edição. O tipo de exibição do parâmetro. As opções são Deduzido, Decimal, Fracionária e Arquitetônico. A opção Deduzido define o tipo da unidade com base na sequência de entrada e exibe o tipo entre parêntese. A opção Arquitetural utiliza ‘ e “ no parâmetro (10’-6 1/2”).

Ao especificar unidades neste formato, a aspa simples (‘) e as aspas (“) são necessárias. Se as aspas não forem utilizadas, a expressão será avaliada como uma equação e o formato fracionário não será mantido. É possível utilizar um traço (-) ou um espaço para separar os valores de pés e polegadas.