Para trabalhar com rotas de tubos e tubulações

Recorte, estenda, adicione, realce e controle a visibilidade, e define a direção de gravidade de rotas de tubos e tubulações.

Recorte e alongamento de extremos livres de tubos e tubulações

Quando uma rota de tubos ou tubulações termina em um ponto ou uma aresta circular selecionada, você pode recortar ou estender a extremidade da tubulação para posteriormente obter o engate correto nos acessórios adjacentes.

A capacidade de estender ou recortar as extremidades livres das tubulações é especialmente útil ao criar rotas derivadas. Quando os rotas derivadas são preenchidas, os acessórios que representam nós de rota com mais de duas conexões, como o ponto de conexão no qual é requerida uma cruz ou uma união em T, não são inseridos. Normalmente, estes acessórios são sobrepostos no ponto de conexão e não são conectados corretamente. Para completar as rotas derivadas, devem ser ajudados os acoplamentos ou os segmentos de tubulação discretos e inseridos a seguir os acessórios adequados para conectar manualmente a tubulação e o acessório.

Nota: Só é estendido ou recortado o segmento de tubulação que contém o extremo de tubulação livre especificado.
  1. Ative a rota do tubo ou a tubulação.
  2. Clique com o botão direito no nó da rota situado no extremo da tubulação, ou clique com o botão direito no ponto de trabalho correspondente no navegador de modelo e selecione a seguir Recortar/estender tubulação no menu de contexto.
  3. Na caixa de diálogo Recortar/estender tubulação, especifique se deseja recortar ou estender o extremo da tubulação.
    • Se o extremo do tubo ou da tubulação for muito curto para conectar corretamente o acessório, clique em Estender tubulação.
    • Se o extremo do tubo ou da tubulação foi inserido muito a fundo no acessório conectado, clique em Recortar tubulação.
  4. Especifique o valor do comprimento pelo qual deseja recortar ou estender o extremo do tubo ou da tubulação.
  5. Clique na marca de seleção verde ou pressione Enter.
  6. Para executar mais ajustes, repita as etapas de 2 a 5.
  7. Clique com o botão direito do mouse na janela de desenho e selecione Concluir edição.
  8. Verifique se o comprimento do segmento de tubo ou tubulação cumpre o requisito de engate para a conexão do componente ou do acessório especificado.
    Dica: Para visualizar o engate com nitidez, na guia Vista, selecione Transparência ativada para ativar a vista transparente. Se o trecho de tubulação não for preenchido, preencha os rotas para ver o resultado.

Controle da visibilidade de objetos de roteamento

Quando é executada uma alteração nos roteamentos, os trechos e as representações posicionais, a montagem de tubos e tubulações atualiza automaticamente todos os componentes como objetos 3D. Para poupar tempo ao atualizar a montagem de tubos e tubulações, é possível selecionar visualizar os roteamentos e trechos individuais como linhas de centro. Esta ação adia as atualizações automáticas componentes a tubos, tubulações e mangueiras e permite ver o efeito que tem uma alteração em um roteamento individual antes de voltar a preencher. Também podem ser desativadas as atualizações automáticas para toda a submontagem de trechos de tubos e tubulações e exibir somente linhas de centro.

Nota: Quando uma nova rota é criada e preenchida, ela sempre é exibida como preenchida e não como linhas de centro. Isto ocorre ainda que o trecho de tubulação esteja definido em Exibir somente roteamentos.
  1. No navegador, ative o trecho principal ou um trecho contido no trecho principal.
  2. Na guia Tubos e Tubulações ou na guia Trecho de Tubulação, clique no painel Gerenciar e, a seguir, selecione Exibir Somente Rotas.
  3. Como alternativa, clique com o botão direito do mouse em um trecho no navegador e selecione Configurações de exibição/atualização e, a seguir, selecione Todos os objetos de tubos e tubulações ou Somente objetos de rota no menu de contexto.
    • Exibir Todos os Objetos: todos os componentes do trecho selecionado são exibidos como objetos 3D.
    • Exibir Somente Rotas: o trecho selecionado é exibido como uma linha de centro.

Adição de pontos de rota a rotas concluídas

É possível continuar adicionando pontos de rota no extremo de uma rota rígida existente ou de uma rota de mangueira flexível com um acessório ou nenhum, ainda que contenha componentes de biblioteca.

  1. No navegador Modelo, ative a rota para continuar.
  2. Ative a ferramenta de roteamento ortogonal 3D de uma das seguintes maneiras:
    • Na faixa de opções, clique na guia Rota painel Criar Rota e, em seguida, clique no último ponto de rota que você acabou de criar.
    • No navegador Modelo ou na janela de desenho, clique no último ponto de rota e, em seguida, clique na guia Rota painel Criar Rota.
    • No navegador de modelo ou na janela de desenho, clique com o botão direito do mouse no último ponto de rota e, a seguir, selecione Rota.

    A ferramenta de roteamento ortogonal 3D é retomada no extremo livre selecionado da rota.

  3. Continue definindo a rota conforme necessário.
  4. Para concluir a rota, clique em OK no painel Propriedades ou clique com o botão direito do mouse na janela de desenho e selecione Concluído.
  5. Clique com o botão direito do mouse e selecione Concluir edição.

Ressaltar componentes de rota

Utilize a opção Mostrar componentes do menu de contexto do navegador para ressaltar todos os segmentos e acessórios da rota ativa. Se forem ressaltados os componentes da rota, é mais simples distinguir as diferentes rotas de um trecho complexo.

  1. No navegador, ative o trecho e pare o cursor sobre a rota que deseja ressaltar.
  2. Clique com o botão direito do mouse e selecione Mostrar componentes.

    As peças de conduíte e os acessórios filiados ao esboço de rota selecionado são ressaltados tanto no navegador Modelo como na janela de desenho.

  3. Clique novamente com o botão direito do mouse e selecione Concluído.

Definição da direção da gravidade

É possível definir a direção da gravidade antes ou após criar um estilo de linha autodrenante. No entanto, é preciso especificar a direção da gravidade para ser possível criar um condutor de tubulação autodrenante. Para definir a direção do vetor de gravidade:

  1. Clique duas vezes na entrada Trechos de tubos e tubulações do navegador de montagem para ativar o ambiente de trechos de tubos e tubulações.
  2. Na faixa de opções, clique na guia Tubos e tubulações painel Trecho Definir gravidade.
  3. Será aberta a caixa de diálogo Gravidade. Assegure-se de que a seta de seleção esteja ativa e selecione um eixo, uma aresta linear, uma aresta circular, ou uma face plana ou cilíndrica.
  4. Aparecerá temporariamente um vetor amarelo indicando a direção da gravidade, uma vez selecionada a geometria. O vetor de gravidade é visível até que seja fechada a caixa de diálogo. Se o vetor de gravidade apontar na direção equivocada, selecione o ícone Direção para reverter a direção normal.
  5. Clique em Ok quando concluir.
Nota: A gravidade definida em tubos e tubulações não é a mesma que em Simulação dinâmica e Análise de tensão.