Para editar a tolerância de cotas individuais

Novidades: 2023

  1. Em um esboço, clique duas vezes em uma cota ou clique no comando Cota no painel Restringir e, em seguida, clique na cota.
  2. Na caixa de diálogo Editar cota, clique na seta e selecione a Tolerância no menu suspenso.
  3. Na caixa de diálogo Tolerância, altere uma das seguintes opções:
    • Precisão. No menu suspenso, escolha um valor de precisão decimal.
    • Tamanho avaliado. Especifica o nível de tolerância da cota selecionada. O padrão é Nominal (a cota “real”, o valor que deve ser ajustado para fins de fabricação).
    Nota: O campo Valor de modelo mostra o valor da cota selecionada, para referência. Para alterar o valor, feche a caixa de diálogo Tolerância, clique duas vezes na cota e insira um valor diferente.
  4. Em Tolerância, escolha um Tipo:
    • Padrão. A cota não tem um valor de tolerância.
    • Básico. Especifica o valor teoricamente exato.
    • Simétrico. Especifica o mesmo valor superior e inferior de tolerância.
    • Desvio. Especifica um valor diferente para a tolerância superior e inferior.
    • Limites - Empilhados. Exibe os valores de tolerância máximos e mínimos empilhados.
    • Limites - Linear. Exibe os valores máximos e mínimos um ao lado do outro separados por um hífen.
    • Máx. É exibido como uma legenda no valor de tolerância máximo. A tolerância superior é zero e está desativada, o nível de tolerância inferior pode ser qualquer número igual ou superior a zero.
    • Controle deslizante É exibido como uma legenda no valor de tolerância mínimo. A tolerância inferior é zero e está desativada. A tolerância superior é zero e está desativada, o nível de tolerância superior pode ser qualquer número igual ou superior a zero.
    • Limites e ajustes. É utilizado para mostrar as tolerâncias em eixos e furos, além das tolerâncias para a peça. A nomenclatura e as tolerâncias são especificadas pela norma selecionada (como ANSI ou ISO) durante a instalação do Autodesk Inventor. Os limites são as tolerâncias de uma peça, enquanto os ajustes são os dois limites de duas peças coincidentes. Estão disponíveis as opções Empilhados e Lineares. A opção Mostrar limites de tamanho exibe os limites de tolerância entre parênteses. A opção Mostrar tolerância exibe os valores em parênteses com um sinal de mais ou menos para indicar as tolerâncias superiores e inferiores.
    Nota: Em um desenho, as cotas do modelo usam o tipo de tolerância. No entanto, é possível substituir o tipo de tolerância do modelo por um estilo de cota de desenho.
  5. Se necessário para o tipo de tolerância, especifique o seguinte:
    • Superior, Inferior. Define o valor para a tolerância superior e inferior. Um valor com um sinal de operação de duas peças representa uma faixa de tolerância. Um valor com um único sinal de operação é somado ou subtraído do valor nominal. Se o valor possui um único sinal de operação, clique no sinal de mais ou menos para alterar o sinal.
    • Furo. Define a tolerância para a cota de furo ao utilizar a tolerância Limites e Ajustes. Clique na seta para baixo para fazer uma seleção na lista.
    • Eixo. Define o valor de tolerância para a cota de eixo ao utilizar a tolerância Limites e ajustes. Clique na seta para baixo para fazer uma seleção na lista.
  6. Clique em OK.
    Nota: Você também pode editar a tolerância de uma cota existente usando a caixa de diálogo Propriedades de cota. Clique com o botão direito do mouse em uma cota, selecione Propriedades de cota e altere as opções na guia Configurações de cota.