Para fazer a transição de projetos para uma biblioteca de estilos

Por padrão, todos os projetos anteriores à versão 9 migrados para o Inventor 9 ou mais recente estão configurados para não utilizar uma biblioteca de estilos. Isso garante que os projetos ativos possam continuar progredindo sem que os usuários precisem levar em consideração o uso de bibliotecas de estilos. A maior parte da funcionalidade dos estilos novos está disponível sem que seja necessário usar uma biblioteca.

Nota: Enquanto estiver utilizando uma biblioteca de estilos em novos projetos é simples, executar a transição para bibliotecas de estilo no meio de um projeto requer uma cuidadosa consideração.

Utilize o procedimento geral seguinte para criar uma biblioteca de estilos e um conjunto de modelos para os projetos existentes.

Etapa 1 - Coletar estilos existentes

Nesta etapa, colete todos os estilos existentes (anteriores à versão 9) em um conjunto de documentos de trabalho (Documentos de trabalho). Além disso, crie um "Projeto cosmético" para ser usado durante o processo de transição e evitar interferências em projetos ativos.

Para o processo de transição são requeridos os seguintes recursos:

Método 1:Criação de documentos de trabalho a partir de documentos existentes

Nota: Utilize este método quando a maioria ou todos os estilos anteriores à versão 9 estiverem em modelos bem definidos.

Crie cópias dos modelos (ou possivelmente outros documentos) como seus documentos de trabalho.

Quando executar a transição de estilos de mais de um documento, considere a consolidação de estilos de tipos similares de documentos em um único documento de trabalho. Por exemplo, se tiver modelos para peças de plástico, peças de aço e peças de alumínio, copie todos os estilos destes modelos em um único documento de trabalho de peça.

Dica: O método mais eficaz para executar uma consolidação é a utilização de uma biblioteca de estilos temporário, mas também pode ser feito utilizando as opções de importação e exportação de estilos no Editor de estilos e normas.

Método 2: Documentos de coleta

Nota: Utilize este método quando a maioria ou todos os estilos anteriores à versão 9 que lhe interessam estão espalhados em arquivos em um projeto.
  1. Utilize o Gerenciador de Biblioteca de Estilos para criar uma Biblioteca de Estilos para utilizar como biblioteca alvo temporária.
  2. Defina o projeto cosmético para utilizar a biblioteca temporária e copie os estilos desta biblioteca para um conjunto de documentos de trabalho.
Dica:
  • Crie os documentos de trabalho a partir dos modelos utilizados no projeto que está coletando para acelerar o processo.
  • Inclua estes modelos no processo de coleta. Os arquivos de modelo são processados antes de qualquer outro arquivo, de modo que todas as versões dos estilos na biblioteca final estão localizados nos modelos para começar.
Nota: Quando estiver coletando estilos de um grupo de documentos em uma biblioteca específica, a regra da coleta é de que a primeira versão prevalece. Se um estilo de mesmo nome não existe na biblioteca, será copiado. Se um estilo de mesmo nome existe, o estilo é ignorado e não é adicionado.

Etapa 2 - Otimizar estilos de versões herdadas

Foram feitas alterações fundamentais no Inventor R9 no que diz respeito à forma como os estilos são usados durante o processo criação de projeto. Se estiver passando da versão 8 ou de versões anteriores para a versão 9, você provavelmente precisará editar, limpar, ajustar posições e fazer outras otimizações para que os estilos possam aproveitar as melhorias. Considerações sobre a otimização incluem:

Dica: (Normas de desenho):
  • Qualquer estilo de desenho relacionado de uma norma anterior à versão 9 pode ser utilizada em qualquer norma.
  • Os estilos que você deseja usar diretamente nos objetos de um desenho devem ser adicionados à lista Estilos disponíveis da norma.
  • A formatação (estilo e camada) de um objeto criado é determinada pelo subestilo Padrões do objeto da norma. Um estilo padrão do objeto bem desenvolvido pode melhorar a produtividade reduzindo a quantidade de cliques necessários para aplicar o estilo correto ao criar os objetos.
Dica: (Camadas):
  • As camadas substituem os estilos de linha anteriores à versão 9 em desenhos e adicionam uma maior flexibilidade na formação e na compatibilidade com o AutoCAD.
  • Todos os objetos de desenho recebem formatação básica de uma camada (cor, espessura da linha, tipo de linha).
  • As camadas são úteis para controlar a visibilidade e agrupar objetos.
  • Algumas camadas podem ser necessárias como substitutos diretos dos estilos de linha anteriores à versão 9. Geralmente estes são necessários para desenhar esboços.
  • As camadas que não estão incluídas na norma que são armazenadas em cache localmente no seu documento são separadas na parte inferior da lista suspensa Camadas (localizado na guia Anotar). Você pode criar camadas específicas a um desenho que não estejam incluídas em uma norma.

Etapa 3 - Criar a nova biblioteca de estilos e o conjunto de modelos

  1. Utilize o Gerenciador de Biblioteca de estilos para criar uma nova biblioteca de estilos vazia.
  2. Defina a pasta da biblioteca de estilos do projeto cosmético para a nova biblioteca.
  3. Abra cada documento de trabalho e salve todos os estilos apropriados destes documentos para a biblioteca.

    Como alternativa, você pode usar a biblioteca de estilos temporária como a nova biblioteca, mas não se esqueça de excluir todos os estilos indesejados.

  4. Para criar o conjunto de modelos, reutilize os modelos existentes do projeto (é recomendado executar uma nova cópia dos modelos como o novo conjunto de modelos) ou utilize os documentos de trabalho para criar qualquer modelo necessário.
  5. Configure os estilos padrão para cada modelo. Estilos necessários para padrões são:
    • Peças ou Soldagens: Iluminação
    • Montagens ou apresentações:Iluminação
    • Desenhos:Norma ativa
    • Chapa de Metal: Especial – cada estilo de chapa de metal deve estar definido para utilizar um Material, significando que é possível ter mais de um material no documento. O material padrão é qualquer material utilizado pelo estilo de chapa de metal padrão.
  6. Remova todos os estilos não utilizados dos modelos através da realização de uma limpeza manual utilizando o comando Limpar estilos.
  7. Opcionalmente, execute uma atualização completa de estilos da biblioteca em cada modelo para que sejam sincronizados.

Etapa 4 - Configurar e implantar a biblioteca de estilos

Após a Biblioteca de Estilos e o conjunto de modelos estão prontos, configure o projeto com a biblioteca de estilos e execute a implantação para uso.

  1. Crie um arquivo de projeto para o projeto a ser utilizado pelos projetistas. É possível alterar o projeto cosmético e salvá-lo como o projeto final.
  2. Salve os modelos novos e a biblioteca de estilos em uma localização apropriada:
    • Para uma biblioteca global e esquema de modelo, recomendamos salvar a biblioteca de estilos e os modelos em uma localização de servidor genérica.
    • Para uma biblioteca de projeto específico e esquema de modelo, recomendamos salvar a biblioteca de estilos e modelos em um caminho de pesquisa de projeto.
      Nota: Recomendamos que a localização dos novos modelos seja diferente à dos modelos originais até que os documentos do projeto sejam otimizados.
  3. Defina a opção Usar Biblioteca de Estilos do novo projeto tanto Leitura Gravação (para administradores) ou Somente Leitura (para usuários gerais) e defina os caminhos das pastas para os projetos:
    • Para um esquema global, defina as opções de pasta como [Padrão] e defina as localizações padrão das opções do aplicativo para os novos modelos e para a biblioteca de estilos.
    • Para um esquema de projeto específico, defina as opções de pasta de projeto para as localizações dos modelos e a biblioteca de estilos explicitamente.
  4. Otimização dos documentos do projeto: limpe todos os arquivos de estilos não utilizados e, a seguir, atualize os estilos nos documentos em que deseja sincronizar com a biblioteca.
  5. Distribua o novo arquivo de projeto ao grupo de trabalho de projeto. Os projetistas em seguida definirão o novo projeto para ser o projeto ativo.