Renderizar animação

Renderize vídeos do seu produto, animando luzes e câmeras.

Ao renderizar uma animação, o resultado desta depende das configurações especificadas na caixa de diálogo da renderização. Na caixa de diálogo aparecem três guias cujas configurações dependem da seleção executada na guia Geral. É recomendado utilizar a opção Visualização de renderização para garantir que a câmera mostre a animação da forma desejada.

Antes de renderizar uma animação, verifique se não há nenhuma produção ativa. No navegador, expanda a pasta de produções e, se houver alguma ativa (irá acompanhada de uma marca de seleção), clique com o botão direito do mouse e desative-a. As produções ativas têm prioridade sobre as animações ativas ao executar a renderização. As produções ativas têm prioridade sobre as animações ativas ao executar a renderização.

Atenção: Na renderização, as produções têm prioridade sobre as animações. Para renderizar uma animação, e não uma produção, desative as produções que estejam ativas. Clique com o botão direito do mouse na produção e selecione Ativar para desativá-la.

Especifique as configurações de renderização para uma animação. Na faixa de opções, clique na guia Renderizar painel Renderizar Renderizar a animação .

  1. Defina as opções da guia Geral
    • Altura e largura Especifica a largura e a altura das animações renderizadas. Para poder selecionar um dos valores utilizados recentemente, clique na seta da caixa de entrada e selecione a opção que desejar no menu. É possível ajustar qualquer valor na caixa de entrada.
    • Câmera Especifica a câmera do documento ativo.
    • Estilo de iluminação Fornece uma lista de estilos de iluminação. Se não houver nenhum estilo de iluminação disponível, as animações serão renderizadas com o estilo de iluminação padrão.
    Nota: Ao renderizar uma animação, só é possível gravar com uma câmera ao mesmo tempo. Se deseja utilizar várias câmeras na renderização de uma animação, é necessário utilizar o Produtor de vídeo ou outro software de edição de vídeo.
  2. Defina as opções da guia Saída (somente Renderizar a imagem).

    Na guia Saída, especifique se deseja renderizar toda a animação ou apenas parte dela. Se desejar, é possível renderizar a animação ao inverso. Insira o nome do arquivo de saída e o tipo (.avi, .wmv ou imagens estáticas) e a taxa de quadros. Utilize Visualização de renderização para visualizar os resultados imediatamente. A visualização da renderização utiliza a iluminação da cena ou do ambiente proveniente do ambiente de modelagem, e não a iluminação de estúdio.

    • Salvar imagem renderizada Quando essa opção é selecionada, o navegador de arquivos é ativado e a caixa de diálogo Abrir é exibida para que você possa inserir um nome, selecionar uma localização e escolher um WMV ou um AVI. Se selecionar WMV como tipo de saída, utilize a opção Personalizar em Largura de banda de rede com um valor de 700 ou superior.
    • Painel de navegação Mostra o caminho e o nome de arquivo selecionados ou inseridos para salvar a renderização. Clique no ícone do navegador à direita para exibir a caixa de diálogo Abrir.
    • Intervalo de tempo Use um intervalo de tempo para produzir segmentos da animação. Especifique a faixa em segundos ou imagens. Para especificar imagens, utilize a letra ‘f’ após o valor. Por exemplo, de 24f a 124f.

      Toda a animação: especifica o tempo de início e fim de toda a animação. Para utilizar o comando Medir ou poder selecionar um dos valores utilizados recentemente, clique na seta da caixa de entrada e selecione a opção que desejar no menu. É possível ajustar qualquer valor na caixa de entrada.

      Intervalo de tempo especificado: especifica o tempo de início e fim de um segmento da animação. O tempo de início deve ser igual ou inferior ao tempo de fim. Para poder selecionar um dos valores utilizados recentemente, clique na seta da caixa de entrada e selecione a opção que desejar no menu. É possível ajustar qualquer valor na caixa de entrada. A faixa de tempo especificada é expressada por padrão em segundos. No entanto, a faixa de tempo pode ser expressada em quadros se o número for especificado seguido da letra "f".

      Reverter: ao ativar, a animação grava em modo inverso, do tempo de fim ao tempo de início. As opções de modificação de tempo exibem o investimento adequado.

    • Formato

      É possível selecionar entre saída de vídeo e saída de imagem, onde a saída é composta de fotogramas de imagens. Para criar a animação, é necessário compilar as imagens em um editor de outro fabricante.

      Formato de vídeo Especifica o formato de vídeo.

      Formato de sequência de imagens Especifica o formato da sequência de imagens.

    • Visualizar: sem renderização Use esta opção para visualizar o resultado em um arquivo. Informações de iluminação e cena não são renderizadas. Quando é selecionada, esta opção renderiza uma animação de visualização usando elementos de cena do modelo, como iluminação, sombras e reflexões.
      Nota: A visualização da renderização registra a animação usando elementos de cena do modelo, como iluminação, sombras e reflexões.
    • Taxa de quadros Especifica um valor para quadros por segundo. Selecione um valor na lista. Como indicador, a taxa de quadros normal para televisão e cinema está entre 24 e 30 fps.
    • Iniciar reprodução Quando selecionada, esta opção inicia a reprodução apenas no formato de vídeo.
  3. Defina as opções da guia Renderizador (somente Renderizar a imagem)
    • Duração da renderização
      • Tempo de renderização Define a duração da renderização. O número de iterações (e a qualidade resultante) concluídas durante a renderização depende da velocidade da CPU.
      • Renderizar por iteração Define o número de iterações de renderização por estrutura. O tempo necessário para a conclusão da renderização baseia-se no número de estruturas multiplicado pelo número de iterações por estrutura, e a velocidade da CPU.
      • Até estar satisfatório Define um número ilimitado de renderizações. A renderização pode ser interrompida manualmente.
    • Iluminação e precisão do material
      • Modo Define a duração da renderização. O número de iterações (e a qualidade resultante) em um determinado intervalo de tempo depende da velocidade da CPU.
      • Filtragem de imagens (suavização) Determina como várias amostras são combinadas em um único valor de pixel para tornar a imagem final mais suave ou mais nítida.
        • Caixa - utiliza um peso igual em toda a área de amostra.
        • Triângulo - a menor filtragem ocorre nas arestas da área de amostra. Utilize esta opção quando desejar preservar a nitidez
        • Gaussiano - utiliza uma curva inclinada, que pesa suavemente sobre a parte superior e a extremidade da área de amostra. Esse método de filtragem é usado com frequência para controlar o efeito de artefato da escada.
        • Para uso em renderizações finais:

        • Lanczos - utiliza uma curva mais estreita com menos formato de sino que o filtro Gaussiano. Essa é uma boa opção para renderização final, mas aumenta o tempo de renderização.
        • Mitchell - utiliza uma curva em forma de sino mais estreita que o Gaussiano. Essa é uma boa opção para renderização final, mas aumenta o tempo de renderização.