Para criar limites automáticos

Coloque limites em aspectos específicos de um projeto e receba notificações sempre que as alterações nos aspectos monitorados excederem os limites.

Quando você cria um limite automático, você especifica os limites para cada nível de notificação. Se a alteração no modelo exceder o nível de um conjunto, um símbolo aparecerá na janela de desenho.

  1. Na faixa de opções, clique na guia Inspecionar painel Limites automáticos Configuração de limites automáticos e defina preferências para Visibilidade padrão.
    • Verde. OK. Os valores monitorados situados dentro da faixa padrão de 90% a 110% são considerados aceitáveis.
    • Amarelo. Advertência. Os valores monitorados situados dentro da faixa superior padrão de 110% a 130% e da faixa inferior padrão de 70% a 90% estão fora da faixa ideal.
    • Vermelho. Advertência grave. Os valores monitorados excedem a faixa pretendida. A faixa padrão é inferior a 60 ou superior a 140, ou está entre 50 e 70 ou 130 e 150, dependendo do modo como você a definiu.

    A configuração de limites automáticos não afeta os limites automáticos criados anteriormente.

  2. No navegador de Configuração de limites automáticos, expanda o ícone Limites automáticos e defina preferências para cada tipo de limite automático.
    • Usar tolerâncias do modelo. Aplica a tolerância do modelo a cada nível (OK, Advertência e Advertência grave). Para usar as tolerâncias já definidas para o modelo, marque essa caixa de seleção. Para utilizar as tolerâncias definidas nos limites de Limites automáticos individuais, desmarque a caixa de seleção. Se, por exemplo, você cria os cinco níveis de um limite automático particular, a faixa entre os níveis vermelhos é três vezes a tolerância do modelo.

      As entradas de limites automáticos usam a configuração Localizar tolerância em Opções do aplicativo, guia Geral. Desse modo, quando você mover o cursor, o objeto realçado será alterado de acordo com o valor de Localizar tolerância e a posição do cursor.

    • Método. Seleciona o método que será usado como faixa de tolerâncias aceitáveis: como percentagem de um valor especificado total ou como números abaixo ou acima de um valor especificado total.
    • Inferior, Superior. Define os valores esquerdo (inferior) e direito (superior) da faixa de limite.
  3. No navegador de Configuração de limites automáticos, clique no ícone Dica de ferramenta. Selecione as informações que serão incluídas em uma dica de ferramenta para um Limite automático com limites definidos. Após a criação dos limites, para mostrar informações relacionadas ao Limite automático, coloque o cursor sobre o ícone do navegador de um objeto.
  4. Clique em um comando de limite automático na guia Inspecionar. Na caixa de diálogo, clique no ícone para criar o Limite automático. Por exemplo, na caixa de diálogo Limites automáticos dimensionais, clique em Distância.

    Para monitorar o comprimento de uma linha, um círculo, uma elipse, um arco, uma spline ou uma aresta em ambientes 2D e 3D, use Limites automáticos de tamanho.

  5. Na janela de desenho, selecione a geometria que deseja monitorar. Na caixa de diálogo, as opções de Seleções dependem da geometria selecionada.

    Se necessário, na tabela Limites automáticos, selecione Clique para adicionar e adicione outras geometrias.

    Dica: Em um Limite Automático de Ângulo, para monitorar um ângulo ponto-ponto-ponto, selecione os três pontos individualmente. Outros tipos de ângulo requerem só duas seleções.
  6. Na coluna esquerda, altere o sinal +/- para adicionar ou subtrair o valor de linha do total acumulado.

    A coluna Valor exibe o valor total de seleções para dita linha. A coluna Acumulado mostra a soma ou diferença das linhas.

  7. Na guia Limite, defina os valores Inferior e Superior. Utilize os operadores matemáticos de comparação (LSign e USign). Por exemplo:
    • Na tabela Limites, selecione Clique para Adicionar. O primeiro valor define a zona de cor verde (Aceitado), como padrão. Como padrão, 10% do comprimento da geometria é utilizada para Inferior e Superior.
    • Se for necessário, para selecionar um operador matemático diferente, clique em LSign ou USign.
    • Selecione Clique para adicionar para adicionar a zona amarela (Advertência), se necessário. Como padrão, Inferior e Superior são 70-90% e 110-130%, respectivamente.
    • Selecione Clique para Adicionar para adicionar a zona vermelha (Advertência grave), se necessário. Como padrão, o valor Inferior e o valor Superior são menores que 60 ou maiores que 140, ou 50-70 ou 130-150, respectivamente.
      Nota: Não insira valores que permitam a sobreposição dos limites nem insira expressões matemáticas na tabela.
      Dica: Para adicionar os cinco níveis de limite ao mesmo tempo, na caixa de diálogo Limites automáticos, na guia Limite, pressione ALT e clique em uma tabela vazia. Se você usar esse método, apenas cinco níveis de limite estarão disponíveis. Para inserir uma condição de limite inferior, clique em uma linha de tabela vazia, pressione CTRL e clique no mouse.
  8. Clique na coluna Nível, altere a definição do nível de advertência para cada limite realçado. Selecione a opção verde, amarela ou vermelha na lista para alterar a definição.
  9. Na lista Precisão da Exibição, selecione o nível de precisão (o número de posições decimais) para especificar para as tolerâncias.
  10. Clique em Aplicar para adicionar o Limite Automático. Continue criando Limites automáticos conforme necessário ou clique em OK para fechar a caixa de diálogo.