Sobre a estrutura da lista de materiais

A propriedade Estrutura da lista de materiais define o status dos componentes na lista de materiais. Defina os valores da estrutura padrão da lista de materiais na guia Lista de materiais de Configurações do documento. Para alterar a estrutura da lista de materiais, clique duas vezes na linha Estrutura da lista de materiais na Lista de materiais.

A estrutura da lista de materiais tem cinco opções:

Nota: iAssemblies suportam somente a vista estruturada de primeiro nível. A vista estruturada para todos os níveis ou a vista somente de peças não está disponível.

Perpendicular

Perpendicular é a Estrutura da lista de materiais padrão para a maioria dos componentes.

Componentes perpendiculares:

Fantasma

Componentes fantasmas são utilizados para simplificar o processo de projeto. Eles existem no projeto, mas não são itens de linha da lista de materiais.

Componentes fantasmas:

Exemplos:

Interação fantasma com componentes filhos Perpendiculares, Inseparáveis e Adquiridos

Quando um componente pai é fantasma e tem filhos perpendiculares, adquiridos ou inseparáveis:

Nota: Se um componente pai definir a Estrutura da lista de materiais como Perpendicular e todos os seus filhos forem fantasmas (ou de referência), o pai não será exibido em uma lista que contenha somente peças.

Referência

Componentes De referência são componentes utilizados para geometria de construção ou para adicionar contexto a um projeto.

Componentes de referência:
  • São ignorados na lista de materiais.
  • São excluídos dos cálculos de massa e volume.
  • São exibidos com um estilo de linha oculto em vistas de desenho.
  • Não são numerados e não são diretamente incluídos nos cálculos de quantidade.
  • Componentes filho do componente de referência são ignorados na lista de materiais.

Exemplos:

Nota: Use Representações de vista para controlar a exibição de componentes de referência na montagem e nas vistas de desenho. A exibição de componentes de referência em vistas de desenho é controlada na guia Estado do modelo da caixa de diálogo Vista de desenho.

Adquirido

Componentes adquiridos são componentes não fabricados.

Componentes adquiridos:

Exemplos:

Inseparável

Componentes inseparáveis geralmente são montagens em que um ou vários componentes precisam ser fisicamente danificados para serem separados. Muitos processos de fabricação consideram montagens inseparáveis como um único item de linha, do mesmo modo que os componentes adquiridos. Porém, os componentes inseparáveis são fabricados, e não adquiridos.

Componentes inseparáveis:

Exemplos:

Montagem inseparável com componentes filhos adquiridos

Componentes inseparáveis e adquiridos têm uma diferença para com relação ao seu comportamento. Em uma lista somente de peças ou em uma lista de materiais, todos os filhos de uma montagem adquirida ficam escondidos. A própria montagem aparece como um item de linha na lista de materiais. Em montagens inseparáveis, os componentes filhos com estrutura de lista de materiais de componentes perpendiculares ou inseparáveis ficam ocultos. Componentes filhos adquiridos em uma montagem inseparável ainda são exibidos na lista somente de peças.

Componentes virtuais

Use o comando Criar um componente no local para criar um componente virtual em uma montagem. Um componente virtual é um componente que não precisa de geometria ou de um arquivo exclusivo. Componentes virtuais são tratados como componentes reais. Eles têm uma entrada no navegador e propriedades, como quantidade e número de peça.

Exemplos:

  • Fixadores que você não precisa modelar.
  • Itens em massa, como gás, tinta ou lubrificante.
  • Itens de linha de lista de materiais intangíveis, como empacotamento ou software.

Se você excluir todas as instâncias de uma peça virtual do navegador, o componente virtual deverá se recriado com o comando Criar um componente no local.

Dica: Crie uma montagem que contenha seus componentes virtuais padrão com as propriedades definidas da lista de materiais. Para poupar tempo, arraste os componentes virtuais desejados dessa montagem para a nova montagem.