Como analisar estruturas utilizando Análise de estrutura

  1. Use o ambiente da Análise de Estrutura para executar análises básicas das estruturas. Também use-o para definir as condições do limite (restrições e cargas) e várias conexões entre os nós e as vigas (liberações, vínculos rígidos).
  2. Abra uma montagem que contenha estruturas de moldura inseridas utilizando o Centro de conteúdo ou o Gerador da estrutura.
  3. Na faixa de opções, clique na guia Ambientes painel Iniciar Análise de estrutura . A montagem é simplificada automaticamente para um modelo de cálculo de viga. A janela de desenho exibe vigas, nós e o glifo da gravidade. A pasta Status exibe os materiais da viga insuficientes e seções transversais.
  4. Clique na guia Análise de estrutura painel Gerenciar Criar simulação . No Criar nova simulação, defina as propriedades da simulação e clique em Ok. Uma montagem pode manter múltiplas simulações com diferentes propriedades.
  5. As propriedades da viga são com base nos dados da montagem, mas é possível personalizá-las para a simulação. Na faixa de opções, clique na guia Análise de estrutura painel Vigas Propriedades . Verifique a caixa Personalizar, insira os valores desejados e clique em OK. Lista de seções com propriedades da seção de viga substituídas é exibida na pasta Seções no navegador.
  6. O material de viga também pode ser personalizado, para afinar os valores do material. Para alterar o material, na faixa de opções, clique na guia Análise de estrutura painel Vigas Material . Verifique a caixa Personalizar, utilize a lista suspensa para selecionar um material desejado e clique em Ok. Uma lista de materiais com materiais substituídos é exibida na pasta Materiais no navegador.
  7. Todas as restrições e cargas usam a Exibição Instantânea e os manipuladores para definir facilmente as entradas. Configurações mais complexas estão disponíveis nas caixas de diálogo. (Para exibir a caixa de diálogo particular, clique com o botão direito do mouse na janela do desenho após executar o comando da faixa de opções e selecione Mais opções.) Para evitar o uso desnecessário de restrições complexas e de cargas, casos típicos simplificados utilizam comandos simplificados apropriados.
  8. Especificar restrições. Selecione viga ou nó para especificar suas origens. Utilize glifos ou caixas de diálogo para especificar a origem e os valores como Magnitude ou Ângulo no plano.
  9. Uma abordagem interativa similar é usada para definir as cargas. A exibição instantânea sempre corresponde a alça selecionada atual. Insira diretamente um valor exato do parâmetro indicado. Defina o deslocamento utilizando valores absolutos ou relativos.
  10. Uma vez definidas as cargas e restrições, clique em Simular para gerar resultados precisos. Por padrão, a cena de simulação exibe os valores de deslocamento.
  11. Os resultados incorporam diferentes tipos de propriedades de saída. A seleção de um nó de navegador exibe os resultados apropriados.
  12. Para exibir resultados importantes para vigas dadas, é possível adicionar diagramas definidos pelo usuário para a janela do desenho. Na faixa de opções, clique na guia Análise de estrutura painel Resultado Diagrama . É possível ajustar a exibição de diagramas de vigas na caixa de diálogo Escalas de diagrama. No navegador, selecione Diagramas, clique com o botão direito do mouse e selecione Escalas de diagrama.
  13. É possível animar os resultados facilmente. Na faixa de opções, clique na guia Análise de estrutura painel Resultado Animar .
  14. É possível personalizar a Barra de cores para preencher suas necessidades. Na faixa de opções, clique na guia Análise de estrutura painel Exibir Barra de cores .
  15. O relatório inclui todos os dados da simulação e saídas. Para criar um relatório, clique em Relatório na guia Publicar.

Também é possível editar as propriedades da simulação. É possível alterar a análise estática para análise modal. A análise modal fornece resultados de frequência modal. Para alterar as propriedades da simulação. selecione o nó Simulação no navegador, clique com o botão direito do mouse e selecione Editar simulação.

As simulações individuais podem utilizar diferentes representações posicionais da montagem. Os posicionamentos da viga diferem.