Visão geral da Análise de estrutura

Compreenda a integridade estrutural de uma determinada estrutura em relação a deformações e tensões quando ela está sujeita a várias cargas e restrições.

Use a Análise de estrutura para compreender a integridade estrutural de uma determinada estrutura em relação a deformações e tensões quando está sujeita a várias cargas e restrições. Uma vez determinado o critério, é possível executar a simulação e visualizar o comportamento em relação às condições que forma definidas. As simulações ajudam a identificar questões de performance e achar melhores alternativas de projeto.

Os elementos de viga são lineares. A análise de estrutura não suporta as vigas curvadas. Assim, as vigas curvadas devem ser divididas em pequenas peças lineares.

Cada elemento de viga tem seis graus de liberdade no início e final de uma viga (três rotacionais e três graus de liberdade de deslocamento). Os nós em vigas definem pontos que, de alguma forma, são importantes na estrutura. Eles também podem ser usados para definir forças, por exemplo. Na análise modal, os nós podem concentrar massas.

A seguinte funcionalidade chave está disponível na análise de estrutura:

ambiente Análise de estrutura

A interface da análise de estrutura é dividida em duas áreas principais: no navegador da análise de estrutura e na região do desenho. Estas áreas exibem conteúdo associado com a simulação ativa. Simulações inativas tem um plano de fundo cinza.

navegador da análise de estrutura

Exibe as simulações com montagem e parâmetros de simulação em uma vista hierárquica com níveis de operações aninhados e informações de atributos. É possível:

Região do desenho

Exibe a geometria do modelo e os resultados da simulação.

Acesse a Análise de estrutura

É possível acessar os comandos da Análise de estrutura utilizando dois painéis na faixa de opções:

  • Clique na guia Ambientes painel Iniciar Análise de estrutura.
  • Clique em guia Projeto painel Estrutura Análise de estrutura.

fluxo de trabalho Análise de estrutura

De uma perspectiva de alto nível, um fluxo de trabalho típico de análise de estrutura se parece com o seguinte:

  1. Defina expectativas: Estimar comportamento físico utilizando um modelo conceitual.
  2. Pré-processamento: Inserir física no modelo e definir as análises para efetuar.
  3. Resolvendo: Resolver o modelo matemático.
  4. Pós-processamento: Exibir e avaliar os resultados.
  5. Rever expectativas: Comparar os resultados com as expectativas iniciais.
  6. Conclusão (Melhorar as entradas): Os resultados correspondem às expectativas?
  7. Se a resposta é Não será necessário rever e modificar as entradas para melhorar os resultados. As modificações podem incluir, mas não se limitam a: remover as vigas não desejadas, alterar as cargas ou restrições, alterar o tipo de análise, entre outros. Há muitos caminhos a serem explorados para refinar os resultados da análise para trazê-los de acordo com as expectativas. A questão é que o refinamento é um processo altamente interativo.
  8. Se a resposta é Sim o trabalho de análise está concluído. Um resultado provável é que o projeto está refinado e melhorado.

Fluxo de trabalho da análise de estrutura do Inventor

Quando você inicia a Análise de estrutura, a montagem Gerador de estrutura ou uma montagem criada com membros da estrutura do Centro de conteúdo é convertida automaticamente em vigas e nós. As informações lidas no modelo de origem incluem:

O seguinte é um exemplo de um fluxo de trabalho típico para analisar uma estrutura de moldura utilizando a análise de estrutura do Inventor. As etapas não são exaustivas, e elas não representam os únicos passos que podem ser utilizados em sua análise.

Nesta lista numerada, é aplicável o seguinte:

  1. Abra uma montagem que contém componentes da estrutura criados com ferramentas do Gerador de estrutura ou que contém membros da estrutura do Centro de conteúdo.
  2. Insira o ambiente da análise de estrutura.
  3. Clique em Criar simulação.
  4. Especifique as propriedades da simulação. O modelo de viga é automaticamente convertido em nós idealizados e vigas para conduzir a análise estrutural. A janela de desenho exibe vigas, nós e o glifo da gravidade. A pasta Status no navegador exibe as seções transversais e os materiais da viga insuficientes.
  5. Exclua vigas e condições de limite que não queira na simulação.
  6. Especificar propriedades materiais e físicas das vigas participando na análise.
  7. Especifique e aplique as restrições.
  8. Especificar localização e magnitude para cargas.
  9. Avaliar e especificar as conexões, conforme necessário.
  10. Execute a simulação.
  11. Visualize os Resultados.
  12. Faça alterações necessárias para refinar a montagem. As alterações podem incluir a adição de nós, cargas e restrições ou suprimir os problemáticos.
  13. Volte a executar a simulação para atualizar os resultados.
  14. Repita o processo até otimizar o componente.
  15. Quando pronto, crie relatórios com base nos resultados.

Configurações da análise de estrutura

As configurações da análise de estrutura são aplicáveis em cada documento. Estas configurações definem os resultados de todas as simulações. Se as configurações são modificadas enquanto se trabalhada em uma simulação, essa será afetada automaticamente.

Especificar valores na análise de estrutura

Ao definir cargas e restrições em Análise de estrutura, é possível utilizar Exibição instantânea (HUD) e alças para definir as entradas. Ou, é possível definir valores nas caixas de diálogo apropriadas.

Ao selecionar a opção Utilizar exibição instantânea na aplicação na guia Geral da caixa de diálogo Configurações da análise de estrutura, a exibição instantânea é utilizada como método padrão durante a edição. No entanto, ainda é possível exibir caixas de diálogo. Selecione o comando apropriado na faixa de opções, clique com o botão direito do mouse na janela do desenho e selecione Mais opções.

Mensagens de aviso.

As mensagens de aviso são listadas na pasta Status no navegador de análise de estrutura. Quando você cria uma simulação, e o modelo de estrutura de contagem é convertido automaticamente em vigas e nós, são exibidas mensagens sobre materiais de vigas e seções transversais insuficientes. Ao executar uma simulação, todas as mensagens sobre simulação são exibidas. Às vezes, os dados são críticos e a simulação falha ao executar a simulação. Em seguida, a caixa de diálogo separada também é exibida. As mensagens de aviso são exibidas com ícone. As mensagens de erro são exibidas com ícone.

Mensagens de erro indicam que a simulação não pode prosseguir sem modificações Por exemplo, a simulação pode falhar se tiver material insuficiente atribuída a uma viga. Por exemplo, a simulação pode falhar se tiver material insuficiente atribuída a uma viga.

Esta mensagem de erro previne a continuação da simulação sem modificação. Nesse caso, altere o material da viga. Clique no comando Material no painel Vigas e selecione o material na caixa de diálogo Material de Viga. Ou bem, altere o material diretamente no modelo de origem e clique o comando de atualização do painel Vigas para voltar a calcular o modelo de vigas.

Clique com o botão direito do mouse e selecione Como... para abrir uma página de ajuda que contém uma lista de avisos e erros que podem ocorrer ao executar simulações, bem como sugestões para resolvê-los.