Glossário de simulação dinâmica

acionador

Dispositivo que serve para controlar o movimento de outro dispositivo. Na simulação dinâmica, o acionador é utilizado como sinônimo de uma junta de mola/amortecedor/conector.

amortecimento

Valor que define a força aplicada a um mecanismo para reduzir progressivamente a velocidade da vibração ou oscilação. O amortecimento também é utilizado para descrever uma força que atrasa o movimento de um componente ou mecanismo.

Análise de tensão AIP

Um complemento para os ambientes de peças e chapas de metal do Autodesk Inventor. Permite os usuários analisarem as respostas de tensão e freqüência dos projetos de peças mecânicas.

atrito seco

Força que resiste ao movimento de um corpo em relação a outro corpo em contato com ele, na ausência de em lubrificante entre ambos os corpos.

atrito

Força que resiste ao movimento de um corpo em relação a outro corpo em contato com ele.

cadeia cinemática

Grupo que contém um contorno cinemático começando a partir de uma peça fixada. As cadeias cinemáticas podem conter um número indeterminado de contornos cinemáticos. As cadeias cinemáticas abertas estão ligadas a um componente somente no início das mesmas. As cadeias cinemáticas fechadas estão ligadas a um componente tanto no final como no início das mesmas.

coeficiente de atrito

O raio que define a força que resiste o movimento de um corpo em relação a outro corpo com o qual está em contato. Este valor depende do material de ambos os corpos. Representa a maior parte dos coeficientes de atrito com valores entre 0 e 1. No Autodesk Inventor podem ser representados coeficientes de atrito que consideram a umidade, o envelhecimento e outros fatores com valores entre 1 e 2.

componente de vetor

Elementos X, Y e Z que definem um vetor.

componente filho

Segundo componente selecionado durante a criação de uma junta. Em uma relação de projeto hierárquica, um elemento filho depende de outro elemento (pai).

componente fixado

Na simulação dinâmica, um componente com 0 graus de liberdade. Todas as montagens devem dispor ao menos de um componente fixo, mas talvez tenham vários. Por padrão, o Inventor atribui 0 graus de liberdade à primeira peça criada ou adicionada a uma montagem, convertendo-a em uma peça fixada.

componente pai

Primeiro componente selecionado durante a criação de uma junta. Em uma relação de projeto hierárquica, um componente pai possui outros elementos (elementos filho) que dependem dele.

comprimento livre

Numa mola, é o comprimento sobre o qual a mola não exerce nenhuma força.

contorno cinemático

Uma série de componentes conectados por juntas. Um contorno aberto é anexados a outro componente somente em uma extremidade. Um contorno fechado é anexado a outro componente em ambas as extremidades.

conversão de restrição

Processo que converte as restrições de coincidência e de inserção adicionadas ao ambiente de montagem na junta ou juntas padrões apropriadas.

corpo

Um conjunto de componentes, rígidos nos seus movimentos entre si.

curva

Na simulação dinâmica, uma impressão de uma série de valores. O gráfico de entrada permite definir curvas para representar valores que variam durante a simulação. O gráfico de saída pode exibir resultados como curvas na janela de gráficos. Além disso, podem ser usados resultados existentes e outros parâmetros para definir novas curvas no gráfico de saída. Compare à outras seções do Autodesk Inventor onde uma curva é definida como uma entidade geométrica única 2D, como uma aresta linear, um arco de esboço, etc.

deformação

Em uma mola, numa compressão ou numa extensão. As molas exercem uma força somente se estiverem deformadas. A direção da força depende se a mola está comprimida ou estendida.

fixado

Fixo. Um componente fixado é completamente restringido. Isto é, dispõem de 0 graus de liberdade. O primeiro componente inserido em um arquivo de montagem é fixado automaticamente, ainda que este estado possa ser removido e realocado posteriormente.

força

Ação que faz com que o corpo acelere. Pode ser uma ação de empurrar, puxar, elevar ou girar. A aceleração do corpo é proporcional à soma dos vetores de todas as forças que atuam sobre ele.

graus de mobilidade

Tipos de movimento possíveis para um mecanismo. Este valor é a soma de todos os graus de liberdade menos as restrições.

janela de gráficos

Seção da caixa de diálogo Gráfico de saída, que exibe curvas que imprimem as variáveis de resultados selecionadas. Não deve ser confundida com a janela de gráficos que faz parte do gráfico de entrada, nem com a janela de desenho, que é a área de visualização principal do Autodesk Inventor e do Inventor Simulation.

junta

Vínculo entre dois componentes rígidos, como as peças ou as submontagens. As juntas aplicam força desde o primeiro componente sobre o segundo.

modo de construção

Na simulação dinâmica, o ambiente que lhe permite alterar seu modelo.

navegador

Hierarquia gráfica que exibe as relações entre os elementos geométricos das peças, montagens e desenhos. Os ícones representam esboços, operações, restrições ou atributos para cada modelo. Os objetos são exibidos no navegador seguindo a ordem na qual foram criados. Os objetos também podem ser editados, renomeados, adicionados, excluídos, copiados e movidos a um local diferente no navegador.

painel de intervalos de tempo

Seção da caixa de diálogo Gráfico de saída que exibe os intervalos de tempo de uma simulação junto com os valores da variável ou variáveis selecionadas.

região gráfica

Seção da caixa de diálogo Gráfico de entrada que exibe curvas que imprimem as variáveis de entrada de dados selecionadas. Não deve ser confundida com a janela de gráficos que faz parte do gráfico de saída, nem com a janela de desenho, que é a área de visualização principal do Autodesk Inventor e do Inventor Simulation.

restituição

Coeficiente usado para calcular a força normal que um material exerce a fim de resistir à deformação ou para voltar a seu estado original após a deformação. A restituição retém energia cinética no mecanismo. Os coeficientes de restituição estão situados entre 0 (sem rebote) e 1 (sem amortecimento).

restrição de tangência

Restrição que liga dois componentes. Pode ser aplicada uma restrição de tangência quando são criadas juntas deslizantes e certos tipos de juntas giratórias.

restrição giratória

Restrição que liga a dois componentes. É aplicada uma restrição giratória quando são criadas juntas giratórias.

restrições redundantes

Na simulação dinâmica, uma combinação de restrições que remove mais graus de liberdade do que o objeto contém. Pode ser simulado o movimento de um mecanismo com restrições redundantes, mas os esforços das juntas não são exclusivos, já que as equações dos movimentos não oferecem soluções únicas.

rigidez

Resistência de um corpo elástico à deformação quando é aplicada uma força. Em uma mola, a rigidez atua permitindo que o corpo volte à sua configuração original.

Simulação ANSYS

Produtos ANSYS Workbench, uma linha de produtos independente do Autodesk Inventor. A importação de dados do Autodesk Inventor Simulation para os produtos ANSYS Workbench, habilita os usuários a executarem análises mais complexas.

simulação

Na simulação dinâmica, é o processo pelo qual as relações matemáticas entre várias peças de um mecanismo são utilizadas para emular ou predizer relações físicas e seus efeitos.

sistema de coordenadas de juntas

Sistema de coordenadas que é adicionado aos componentes quando é criada uma junta. Os sistemas de coordenadas de juntas servem para definir o movimento e o esforço nas juntas.

superfície

Definição 2D de formas ou objeto em um espaço 3D que define uma área sem volume.

vetor

Seta que representa uma força, um torque, uma velocidade ou uma aceleração na janela de desenho. O comprimento do vetor é uma função da magnitude da entidade. A ponta da seta mostra a direção do aplicativo da entidade.