Sobre desenhos de tubos e tubulações

A informação de tubos e tubulações é tratada da mesma forma que a de outras peças e submontagens, e pode ser detalhada com o gerenciador de desenhos. Os modelos padrão do Autodesk Inventor não são específicos do projeto de tubos e tubulações. Os modelos são salvos na rota de instalação do Autodesk Inventor.

O modelo padrão contém um estilo de texto útil para documentar trechos de tubos e tubulações denominado _Piping. Está disponível em Tipo, dentro da caixa de diálogo Formatar texto, quando é inserido texto e texto da chamada de detalhe. O modelo regular também contém uma lista padrão de peças de AIP, mas não está ativada. É recomendado criar um novo modelo a partir do modelo padrão que contenha parâmetros de estilo da lista de peças exclusivos para tubos e tubulações. Durante a instalação, deve especificar a norma que deseja utilizar por padrão.

É possível atualizar modelos existentes e criar novos para incluir parâmetros personalizados de desenhos de tubos e tubulações. Por exemplo, pode ser que deseje adicionar o comprimento do segmento de trecho (QDE base) e a descrição do material não processado (Número de estoque) em todas as listas de peças dos desenhos de tubos e tubulações que sejam criados a partir do modelo.

Antes de criar um desenho de tubos e tubulações, é possível que deseje determinar:

Fluxo de trabalho geral para criar desenhos de tubos e tubulações

  1. Defina modelos de desenhos e formatos de anotação.
  2. Crie vistas de desenho com base em representações de vista de projeto, representações posicionais, estados de modelo e, opcionalmente, membros de montagem caso se trate de uma família iAssembly de tubos e tubulações.
  3. Crie e exporte listas de materiais de tubos e tubulações para trechos e rotas específicos.
  4. Crie as listas de peças.
  5. Adicione anotações como notas, cotas, referências numéricas, símbolos, estilos de tubulações e outros.
    Nota: Para dimensionar rotas e trechos de forma correta, recupere as linhas de centro da rota para que seja possível documentar tanto as rotas com componentes como as que não os têm.
  6. Imprima a folha de desenho.

Diferenças entre modelos de desenho de AIP e modelos de desenho do Inventor

É recomendado criar um novo modelo, alterando um modelo de desenho existente ou criando um novo. Isto é necessário para incluir operações específicas de tubos e tubulações. Os modelos de desenho de AIP fornecem anotações específicas, símbolos e estilos de tubulações para anotar os componentes de tubos e tubulações. Com o estilo da lista de peças específicas de AIP fornecido, os acessórios da biblioteca são incorporados às listas de peças como componentes padrão do Inventor, mas as peças de conduíte têm um comportamento diferente.

Para formatar as anotações de desenho, é recomendado associar uma biblioteca de estilo no arquivo de projeto. Os desenhistas que utilizam o projeto têm acesso à mesma biblioteca de estilos, criando desenhos com uma aparência uniforme. Se armazenar estilos no modelo sem utilizar uma biblioteca de estilos e depois editar algum deles, os desenhistas que utilizam o modelo devem atualizar individualmente seus desenhos para que os estilos de anotação sejam uniformes.

Efeito sobre os desenhos do adiamento das atualizações de tubos e tubulações

As vistas de desenho são atualizadas sempre que são feitas alterações nas rotas de tubulação. Para evitar que as vistas de desenho sejam atualizadas quando você trabalhar nas rotas, use o recurso Adiar atualizações. Na guia Ferramentas painel Opções Configurações do documento guia Desenho, marque Adiar atualizações para impedir atualizações automáticas em trechos ou rotas individuais. Assim, rotas e trechos permanecerão com o status original em desenhos de tubos e tubulações até que você dê permissão para a execução de atualizações automáticas.

Quando é criada e preenchida uma nova rota, sempre é documentada no desenho de tubos e tubulações, ainda que o trecho de tubulação principal esteja configurado para adiar as atualizações.

Efeito sobre os desenhos da configuração de montagens de tubos e tubulações

Ao criar documentos de desenhos para uma família iAssembly de tubos e tubulações, cada vista de desenho no documento do desenho pode ser associada a um membro de montagem específica. É possível especificar o membro de montagem associado ao criar vistas de desenhos ou alterá-lo depois.

Efeito sobre os desenhos das representações de vista de desenho

A representação de vista de desenho pode ser escolhida ao criar uma vista de desenho ou pode ser alterada depois. Nas representações de vista de desenho, os componentes, rotas e trechos com a visibilidade desativada não são apresentados nos desenhos de tubos e tubulações. Se não precisar incluir na vista de desenho, defina uma representação de vista de desenho para isso.

Se precisar que as vistas de desenho respondam automaticamente às alterações que são produzidas na representação da vista de projeto, estabeleça a relação associativa.

Como os estados de modelo afetam os desenhos?

Quando uma vista de desenho é criada, é necessário especificar o estado de modelo ou utilizar o principal. Os componentes suprimidos no estado de modelo selecionado não aparecem nas vistas de desenho associadas. Na caixa de diálogo Vista de desenho, todos os outros estados de modelo estão disponíveis para seleção.

As informações de listas de peças e listas de materiais (BOM) sempre são baseadas no estado de modelo selecionado.