Sobre o tutorial de classificação de objetos de desenho

Neste tutorial, você define classes de objetos, atribui objetos de desenho para diferentes classes e, a seguir, utiliza as classes de objetos para criar, editar e exportar objetos de desenho. Para ser parte da classe de objeto, os objetos de desenho devem cumprir certas regras quando eles forem classificados. Se criar um objeto de desenho em uma classe de objeto, ele herda as características de atributo e de camada da classe do objeto. Classes de objetos ajudam a garantir que os objetos do desenho serão padronizados.

Por exemplo, é possível definir uma classe de objeto chamada Estradas e especificar suas regras:

A seguir, somente os objetos de linha que representam 1 - a 6-pistas da estradas podem ser adicionados à classe Estradas.

Classificação de objetos é útil ao criar metadados. Embora o recurso Metadados do Conjunto de ferramentas do AutoCAD Map 3D gere metadados básicos para arquivos DWG, ele é otimizado para uso com mapas que utilizam classes de objeto.

A classificação de objetos é útil quando estiver preparando arquivos de desenho para exportação para um formato de dados espaciais (FDO), como SDF ou Oracle. É possível exportar objetos com base nas classes de objeto. A seguir, cada conjunto de objetos exportados tem somente as propriedades atribuídas a ele por sua classe de objeto.

Nota: Este tutorial é somente para dados DWG. Dados geoespaciais utilizam as classes de recurso, em vez de classes de objeto e as classes de recurso são definidas no armazenamento de dados em si. Para obter informações sobre como utilizar conjuntos predefinidos de classes de recurso projetados para indústrias específicas, consulte Sobre os modelos da indústria.