Identificando componentes para incluir verificações de colisão

Você pode incluir componentes estáticos no arquivo .mtd, tais como um suporte de ferramenta, para que seja verificado quanto a colisão.

Quando você inclui um componente estático em verificação de colisão, o PowerMill reconhece que o componente não possui um eixo de movimento e somente verifica quanto a colisão com componentes de eixo (os componentes móveis de uma máquina ferramenta, incluindo a mesa rotativa) e não com outros componentes estáticos.

Nota: Alguns dos componentes de eixo com relação aos quais o PowerMill verifica quanto a colisão não são necessários, como um suporte e a mesa rotativa, pois embora a mesa rotativa seja movida, os dois componentes nunca colidem. Para evitar que o PowerMill desperdice tempo verificando tais cenários de colisão, você pode adicionar o cenário a uma lista de exclusão no arquivo .mtd.

Este exemplo mostra como adicionar os seguintes componentes para que sejam verificados quanto a colisão:

Nota: O PowerMill exibe componentes estáticos em cinza e componentes de eixo em azul.

Você precisa especificar um atributo NAME para cada um dos componentes estáticos, pois o PowerMill verifica quanto a colisão componentes com um atributo NAME.

  1. Abra o arquivo Robot_cell.mtd num editor de XML. Este exemplo utiliza o NotePad++.

    Dentro do arquivo .mtd, cada componente estático é definido numa seção própria (referida como elementos pai no XML). Cada componente estático é identificado por um comentário, por exemplo: <!-- The controller is static -->, seguido pelo elemento filho <machine_part>.

  2. Edite o elemento <machine_part> associado ao controlador inserindo o atributo NAME="RobotCellController", de forma que o elemento seja exibido como: <machine_part NAME="RobotCellController">.
  3. Edite o elemento <machine_part> associado ao suporte da ferramenta inserindo o atributo NAME="RobotCellTool", de forma que o elemento seja exibido como: <machine_part NAME="RobotCellTool">.
  4. Edite o elemento <machine_part> associado à mesa inserindo o atributo NAME="RobotCellTable", de forma que o elemento seja exibido como: <machine_part NAME="RobotCellTable">.
  5. Edite o elemento <machine_part> associado à base da mesa rotativa inserindo o atributo NAME="RotaryTableBase", de forma que o elemento seja exibido como: <machine_part NAME="RotaryTableBase">.
  6. Edite o elemento <machine_part> associado à base do robô inserindo o atributo NAME="RobotBase", de forma que o elemento seja exibido como: <machine_part NAME="RobotBase">.
  7. Salve o arquivo .mtd.

Cada componente estático agora é verificado quanto a colisão.