Por padrão, todas as fronteiras são criadas como fronteiras exclusivas. Uma fronteira exclusiva utiliza a tolerância, sobremetal e ferramenta do seu percurso associado. A fronteira exclusiva controla todas as outras propriedades (como limites, verificação de colisão e bloco).
Quando você cria uma fronteira, pode indicar se deseja permitir que essa fronteira se torne exclusiva. Ainda não é exclusiva nesse estágio, mas torna-se exclusiva quando utilizada por um percurso ou modelo usinado.
Ao criar um percurso utilizando uma fronteira exclusiva, o percurso toma posse da fronteira e ela é removida do ramo Fronteiras do Explorer. No entanto, ainda é acessível através do ramo individual do percurso do Explorer e através da página Limites do diálogo do percurso.
Um ícone de fronteira exclusiva apresenta uma cor diferente do ícone de fronteira ordinária. Para uma fronteira de superfície selecionada, uma fronteira ordinária é representada por e uma fronteira exclusiva por
.
Quando você apaga um percurso que utiliza uma fronteira exclusiva, a fronteira é apagada junto com o percurso.
Se você modificar a fronteira exclusiva associada a um percurso, o percurso libera a fronteira e ela reaparece no ramo Fronteiras do Explorer.
Para exibir fronteiras exclusivas no ramo Fronteiras do Explorer, selecione guia Arquivo > Opções > Opções de Aplicativo para exibir o diálogo Opções, e então selecione Fronteiras > Fronteiras exclusivas > Exibir fronteiras exclusivas no Explorer. Se você exibir fronteiras exclusivas no ramo Fronteiras do Explorer, pode visualizar o percurso que a utiliza.
Você também pode utilizar o ramo Ativo para visualizar a qual percurso a fronteira exclusiva está associada.