Criação de plano de trabalho a partir da posição atual da máquina ferramenta

Este exemplo mostra como construir um plano de trabalho a partir da posição atual da máquina ferramenta. O plano de trabalho é alinhado com o eixo ferramenta e posição do cabeçote.

Isso pode ser útil caso você precise inserir um plano de trabalho entre dois percursos multi-eixo num programa NC para propósitos de acesso (um movimento de ligação 5-eixos). Se você interromper momentaneamente a simulação de máquina ferramenta após o primeiro percurso e deslocar a máquina para a orientação correta de modo a possibilitar acesso para a ferramenta, pode então criar o plano de trabalho.

  1. Crie um programa NC contendo mais de um percurso.
  2. Você sabe que entre o primeiro e o segundo percursos irá precisar de um movimento de ligação 5-eixos. No entanto, você não sabe a orientação exata deste plano de trabalho, então crie um plano de trabalho selecionando Criar Plano de Trabalho no menu de contexto Planos de trabalho:

  3. Em guia Editor de Plano de Trabalho > painel Plano de Trabalho, insira um Nome, por exemplo Placeholder, e selecione guia Editor de Plano de Trabalho > painel Finalizar > Aceitar para criá-lo.
  4. Arraste o plano de trabalho entre os dois percursos no programa NC:

  5. Selecione guia Máquina Ferramenta > painel Arquivo > Importar para carregar a máquina ferramenta.
  6. Certifique-se de que o primeiro percurso esteja ativo.
  7. No menu de contexto individual de percurso, selecione Simular do Início.
  8. Movimente a máquina ferramenta para o final do primeiro percurso, utilizando guia Simulação > Controles de Simulação > Adiantar (ou utilizando os atalhos de teclado para simulação).
  9. Selecione guia Simulação > diálogo Posição > Máquina Ferramenta para exibir o diálogo Posição da Máquina Ferramenta.
  10. Utilize as barras deslizantes de eixo no diálogo Posição da Máquina Ferramenta para deslocar a máquina para a posição desejada para o movimento de ligação.

  11. No menu de contexto individual de Plano de Trabalho, selecione Editor de Plano de Trabalho.
  12. Selecione guia Editor de Plano de Trabalho > painel Alinhar > Alinhar > Para Ferramenta e Reposicionar.
  13. Selecione guia Editor de Plano de Trabalho > painel Finalizar > Aceitar.

    O plano de trabalho Placeholder tem agora a orientação necessária:

  14. Feche o diálogo Posição da Máquina Ferramenta.
Nota: Essa técnica permite construir um percurso correspondente a uma dada orientação de máquina em vez de tentar calcular a orientação da máquina para um dado percurso.
Nota: Essa técnica também pode ser utilizada para definir a orientação da máquina ferramenta para usinagem 3+2 eixos, e definir os limites para uma máquina ferramenta multi-eixos, movendo a máquina ferramenta para os seus limites de curso, criando um plano de trabalho, e selecionando Alinhar com Ferramenta. Então, nas Propriedades disponíveis no menu de contexto individual de plano de trabalho, você pode exibir os ângulos de Elevação e Azimute. Esses ângulos são os mesmos necessários na guia Limites do diálogo Direção do Eixo da Ferramenta.
Nota: Isso também funciona para animação padrão sem carregar uma máquina ferramenta.